Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaForte tempestade solar deve atingir a Terra e comprometer...

Forte tempestade solar deve atingir a Terra e comprometer comunicação nesta quinta (5)

Em apenas três dias, a Nasa registrou cinco explosões solares de classe X, as mais fortes na escala de intensidade

O Sol emitiu uma forte explosão solar classificada como X4.2 que pode causar interferências em equipamentos eletrônicos e sistemas tecnológicos na Terra. O fenômeno foi registrado pelo Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, na última quarta-feira (04/02). Esta erupção marca o pico de uma atividade solar que se intensifica desde o dia 1º de fevereiro.

Somente no dia 1º, três explosões foram registradas pela Nasa. No dia 2, mais uma. A primeira erupção é classificada como X1.0, a segunda, como X8.1, a terceira, como X2.8, e a quarta, como X1.6. A classe X indica as erupções mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Os instrumentos do observatório da Nasa captaram imagens do momento exato da explosão de energia, o que permitiu sua classificação e análise detalhada. O órgão espacial americano, inclusive, emitiu um alerta, considerando a erupção do dia 4 uma das mais potentes registradas.

Efeitos das erupções na Terra

O evento teve origem no Sol, estrela central do sistema solar, e os efeitos podem chegar à Terra na forma de radiação e partículas com alta carga energética.

Entre os potenciais efeitos da erupção solar, estão interferências em comunicações de rádio, instabilidade em redes elétricas e comprometimento de sinais de navegação. Além disso, o fenômeno representa riscos para astronautas e espaçonaves que estão em órbita.

Os impactos das tempestades solares podem ser sentidos especialmente em setores da comunicação. A radiação emitida pela erupção causa perda total de sinal em bandas de comunicação de alta frequência em áreas do lado iluminado da Terra. Usuários de rádio podem enfrentar interrupções que variam de alguns minutos a horas.

A previsão é que “grande parte do material passe ao norte e leste do planeta no final do dia 5 de fevereiro, possivelmente causando impactos indiretos”, segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Rara água-viva fantasma do tamanho de ônibus escolar é registrada em expedição na Argentina

Rara água-viva fantasma do tamanho de ônibus escolar é registrada em expedição na Argentina

Veículo submarino operado remotamente capturou imagens da Stygiomedusa gigantea a 250 metros de profundidade durante missão científica que também identificou extensos recifes de coral
Caixas de vacinas de poliomelite, sarampo; caxumba e rubéola (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Casos de sarampo disparam nas Américas e OMS emite alerta

O aumento de quase 23 vezes no número de casos de sarampo nas Américas na passagem de 2024 para 2025 fez a Opas emitir um alerta para países da região
Mulher careca em foto de conscientização sobre o Dia Mundial do Câncer

Como a inteligência artificial está transformando o diagnóstico e tratamento do câncer

Ferramentas digitais aceleram diagnósticos, personalizam tratamentos e reforçam o papel do médico
Médica

Espanha realiza transplante facial pioneiro de doadora que solicitou morte assistida

Procedimento foi feito em mulher que sofria de necrose facial após picada de inseto, segundo anúncio do Vall d'Hebron de Barcelona; doadora manteve identidade em sigilo.