Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaEUA aprovam envio de equipamentos de fabricação de chips...

EUA aprovam envio de equipamentos de fabricação de chips de Samsung e SK Hynix para China em 2026

As empresas consideram a China como uma de suas principais bases de produção

O governo dos Estados Unidos concedeu uma licença anual à Samsung Electronics 005930.KS e à SK Hynix 000660.KS para levar equipamentos de fabricação de chips para suas instalações na China para 2026, disseram duas fontes à Reuters na terça-feira (30/12).

A aprovação é um alívio temporário para as empresas sul-coreanas e segue uma decisão dos EUA neste ano de revogar as isenções de licença concedidas a algumas empresas de tecnologia.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Uma das fontes disse que Washington introduziu o sistema de aprovação anual para as exportações de ferramentas de fabricação de chips para a China.

Samsung, SK Hynix e TSMC 2330.TW se beneficiaram com isenções das restrições abrangentes de Washington sobre as exportações relacionadas a chips para a China. Mas o privilégio conhecido como status de usuário final validado terminará em 31 de dezembro, o que significa que as remessas de ferramentas norte-americanas de fabricação de chips para suas fábricas na China após essa data exigirão licenças de exportação dos EUA.

Samsung e SK Hynix não quiseram comentar, enquanto a TSMC não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários. O Departamento de Comércio dos EUA não estava imediatamente disponível para comentários fora do horário comercial.

Com o objetivo de limitar o acesso da China à tecnologia norte-americana avançada, o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está reexaminando os controles de exportação que considerava muito flexíveis durante o governo Biden.

A Samsung Electronics, maior fabricante de chips de memória do mundo, e a SK Hynix, a segunda colocada, consideram a China como uma de suas principais bases de produção, especialmente para chips de memória tradicionais, cujos preços têm subido devido à demanda dos centros de dados de IA e à escassez de suprimentos.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Portugal aprova restrições a acesso de adolescentes de 13 a 16 anos a redes sociais

Portugal aprova restrições a acesso de adolescentes de 13 a 16 anos a redes sociais

O Parlamento português aprovou nesta quinta-feira (12/2), em primeira leitura, um projeto de lei que exige o consentimento explícito...
Governo e MPF dão prazo para X tomar medidas para coibir conteúdo sexual no Grok

Governo e MPF dão prazo para X tomar medidas para coibir conteúdo sexual no Grok

Ferramenta de IA da empresa de Elon Musk vem sendo alvo de críticas por gerar imagens que representem crianças e adolescentes em contextos sexualizados ou erotizados
OpenAI demite executiva que se opôs ao “Modo Adulto” do ChatGPT por discriminação sexual

OpenAI demite executiva que se opôs ao “Modo Adulto” do ChatGPT por discriminação sexual

Vice-presidente Ryan Beiermeister foi desligada em janeiro de 2026 após retornar de licença; recurso contestado permitirá a criação de conteúdo erótico pela IA
Apps de redes sociais em uma tela de celular: X/Twitter, Instagram, TikTok, LinkedIn e Youtube

Diretor do Instagram nega que redes sociais causem dependência

Adam Mosseri prefere termo "uso problemático" durante depoimento em processo que acusa Meta e Google de desenvolverem plataformas para viciar jovens usuários