O COO da Gouvêa Ecosystem, Eduardo Yamashita participou nesta terça-feira (27/01) do TMC 360. Durante a entrevista ele falou sobre o evento Retail Trends Pós-NRF 2026, encontro que apresenta ao mercado brasileiro as principais tendências que dominam a agenda global do varejo como tecnologia aplicada à experiência do cliente, transformação digital, omnicanalidade, novos modelos de loja, inovação em serviços e o uso estratégico da inteligência artificial.
“A grande mudança que a gente vê é o uso da IA na jornadas de consumo. Comércio com agentes de IA. Se antigamente a gente ia nas lojas para descobrir qual o produto que queríamos e os preços das coisas, a gente passa utilizar a IA. Ao invés de procurar na internet eu pergunto para IA. Como ela conhece meus hábitos e vai recomendar a marca para mim, mas também ela vai escolher quais os varejistas que vou encontrar”, explicou Yamashita.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O COO da Gouvêa Ecosystem ainda destacou que os grandes varejistas estão diversificando os modelos de negócios. “O varejo deixou de ser a linha de chegada e passou a ser o viabilizador para outros modelos de ganhar dinheiro, de rentabilidade desses negócios”, disse.
Já Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem, destacou em entrevista à TMC a importância do varejo brasileiro como vitrine no exterior. Com o Pix liderando a revolução dos pagamentos digitais, o executivo falou sobre como os custos de transação para o varejo brasileiro são muito menores do que em mercados como Estados Unidos e Europa. “No meio dos pagamentos digitais, o Brasil se tornou um dos líderes globais. É referência tanto para o varejo europeu, como para o norte americano.”
