Uma falha global traz instabilidade a diversos sites e aplicativos desde a manhã desta terça-feira (18), causados por um problema ainda não identificado na Cloudflare. A empresa é responsável por serviço de distribuição de conteúdo em nuvem, ou seja, conecta as plataformas aos usuários.
Segundo a CNBC dos Estados Unidos, a companhia é responsável por cerca de 20% da web. Plataformas como ChatGPT — e outros sistemas da OpenAI —, a rede social X, aplicativos de bancos e até mesmo outros serviços de nuvem, como o Amazon Web Services (AWS) foram impactados junto de outros mais de 500 sites.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
De acordo com o site Down Detector, os problemas começaram por volta das 08h50 (horário de Brasília), em que os números de reclamações sobre a Cloudflare, X e AWS atingiram seu pico. Mais cedo, por volta das 11h40 (horário de Brasília), o próprio site identificador de sistemas derrubados tinha caído, a partir de informações do InfoMoney.
O que diz a Cloudflare?
Em entrevista ao CNBC americano, um porta-voz da Cloudflare afirmou que a empresa registrou um “pico de tráfego incomum” em um de seus serviços por volta das 7h20 (horário de Brasília), o que causou erros do tráfego que passava por sua rede.
O mesmo porta-voz ainda afirmou que a “causa principal” da interrupção foi um arquivo de configuração gerado automaticamente, usado para gerenciar o tráfego de ameaças, que “cresceu além do tamanho esperado de entradas”, o que provocou uma falha no sistema de software que lida com o tráfego de vários de seus serviços. Já no site oficial de status da empresa, nenhuma causa do problema foi apresentado.
Na última atualização, às 13h04 (horário de Brasília), a empresa afirmou que ainda busca a recuperação total dos sistemas e investiga as causas.
Por que quedas em serviços de nuvem geram falhas globais?

A instabilidade da internet global hoje acontece pouco menos de um mês da queda dos serviços de nuvem da AWS. Na ocasião do dia 20 de outubro, sistemas de companhias aéreas, bem como sites da Amazon, Facebook, Snapchat, bancos e até mesmo videogames foram afetados.
Segundo o InfoMoney, a empresa atribuiu a falha à problemas no Amazon DynamoDB, um serviço da AWS com capacidade de armazenamento de banco de dados e processamento.
Os serviços de nuvem são responsáveis por conectar as plataformas das empresas aos usuários ou clientes, com sistemas provedores que mantêm diversos sites e aplicativos conhecidos. Um problema, por menor que seja, em qualquer um desses serviços causa fortes falhas na rede global.
