Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaFenômeno raro: “segunda lua” acompanhará a órbita da Terra...

Fenômeno raro: “segunda lua” acompanhará a órbita da Terra até 2083

Chamado de PN7 2025, o asteroide de 19 metros de diâmetro deve seguir a Terra por 58 anos, criando “duas luas” no céu

Análises recentes fizeram com que astrônomos identificassem um pequeno asteroide que seguirá a Terra por cerca de 58 anos.

Chamado de PN7 2025, o objeto mede cerca de 19 m de diâmetro e foi visto em agosto deste ano pelo observatório Pan-STARRS, localizado em Haleakala, no Havaí.

Leia também: Recorde cósmico: conheça o cometa 3I/ATLAS, que pode ser mais velho do que o Sol

PN7 2025, a “quase-lua”
PN7 2025 (Foto: Divulgação/NASA)

Uma “quase-lua”

De acordo com um estudo da Sociedade Astronômica Americana, o corpo celeste pertence ao grupo dos asteroides Arjuna, conhecidos por possuírem órbitas muito semelhantes à da Terra.

Apesar de ser apelidado de “quase-lua”, o PN7 2025 não é um satélite natural da Terra, conforme mostra o portal Diário do Comércio. Ele orbita o Sol, e não o planeta, mas segue praticamente o mesmo caminho que a Terra percorre em torno dele.

O fenômeno continuará até 2083, quando o asteroide se afastará lentamente e, assim, ficará impossível de ser visto pelos humanos.

Leia também: Terra em transformação: cientistas registram, pela primeira vez, uma placa tectônica se partindo sob o oceano

Características do PN7 2025

O PN7 2025 pode chegar a cerca de 299 mil km da Terra, uma distância parecida com a que nos separa da Lua. Em outros momentos, ele pode estar a 17 milhões de km.

Apesar da aproximação incomum, os cientistas afirmam que o asteroide é totalmente inofensivo e está além da órbita lunar, sem riscos de colidir com o nosso planeta.

Pesquisadores acreditam que o PN7 2025 já acompanha a Terra há décadas, mas só agora foi identificado. Seu pequeno tamanho e brilho fraco ofuscavam sua presença. Isso valeu até sua luminosidade aumentar.

Leia também: “Arigatô”: Liberdade é eleita um dos 25 melhores destinos do mundo para viajar em 2026, segundo a Lonely Planet

Outras descobertas

Astrônomos seguem animados com o fenômeno. Outros objetos semelhantes já foram registrados ao longo dos anos; um dos mais conhecidos é o Kamo’oalewa, por exemplo, que está perto da Terra há anos.

Notícias que importam para você

Vista panorâmica de uma grande mina a céu aberto com degraus escavados em tons de marrom e bege; no fundo, há um vale com pequenas construções e, além dele, cadeias de montanhas altas e rochosas sob um céu carregado de nuvens escuras.

Falta de pesquisas dificulta exploração de potássio no Brasil, aponta Ibram

Diretor do instituto destaca que áreas exploradas hoje foram identificadas nas décadas de 1960 e 1970. Projeto em Autazes pode suprir 20% da demanda nacional
Celular

Santander fora do ar? Usuários relatam falha nesta sexta-feira (5)

Correntistas usaram as redes sociais para relatar a falha que aconteceu nesta sexta-feira
Linkedin

Falha na Cloudflare deixa apps como o Linkedin fora do ar; entenda

Empresa de infraestrutura da internet sofreu falhas na manhã desta quinta-feira; apps e games ficaram fora do ar