Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaFoguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é...

Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado mais uma vez

Nova tentativa deverá ocorrer neste domingo (21/12), às 14h45

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, foi adiado mais uma vez após a detecção de um problema em uma válvula do equipamento. 

De acordo com a empresa sul-coreana Innospace, que desenvolveu o veículo espacial, uma nova tentativa de lançamento deverá ocorrer neste domingo (21/12), às 14h45.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Trata-se do primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional.

Inicialmente, o lançamento estava previsto para ocorrer na quarta-feira (17/12). No entanto, durante a etapa final de averiguação dos sistemas, foi detectada uma anomalia em parte do sistema de refrigeração do oxidante do combustível. A empresa decidiu então adiar o lançamento para poder trocar os componentes.

A previsão de lançamento, então, passou para as 15h45 desta sexta-feira. No início da tarde, porém, foi novamente adiado para as 21h30. Por volta das 20h30, a Innospace comunicou que, devido a detecção de problemas técnicos, o lançamento nesta sexta-feira havia sido cancelado.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), que conduz a operação de lançamento, a janela para uma nova tentativa se estende até o dia 22 de dezembro. 

O veículo espacial, com 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro, e 20 toneladas, levará satélites para a órbita baixa da Terra (LEO), a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

Um total de oito cargas úteis estão dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento: cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. A propulsão do equipamento é híbrida, com combustível sólido e líquido.

Leia mais: Vacina contra a dengue do Butantan começa a chegar no SUS

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

iPhones mais caros? Escassez global de chips de memória coloca Apple em destaque

iPhones mais caros? Escassez global de chips de memória coloca Apple em destaque

Rápida expansão da infraestrutura de IA por empresas de tecnologia como Meta, Google e Microsoft absorveu grande parte do fornecimento de chips de memória, elevando os preços
Forte tempestade solar deve atingir a Terra e comprometer comunicação nesta quinta (5)

Forte tempestade solar deve atingir a Terra e comprometer comunicação nesta quinta (5)

Em apenas três dias, a Nasa registrou cinco explosões solares de classe X, as mais fortes na escala de intensidade
Rara água-viva fantasma do tamanho de ônibus escolar é registrada em expedição na Argentina

Rara água-viva fantasma do tamanho de ônibus escolar é registrada em expedição na Argentina

Veículo submarino operado remotamente capturou imagens da Stygiomedusa gigantea a 250 metros de profundidade durante missão científica que também identificou extensos recifes de coral
Caixas de vacinas de poliomelite, sarampo; caxumba e rubéola (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Casos de sarampo disparam nas Américas e OMS emite alerta

O aumento de quase 23 vezes no número de casos de sarampo nas Américas na passagem de 2024 para 2025 fez a Opas emitir um alerta para países da região