Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaComo usar o novo Gemini 3 do Google? Veja...

Como usar o novo Gemini 3 do Google? Veja passo a passo

Nova versão promete mudar a experiência na plataforma

O Google anunciou, na terça-feira (18), a chegada do Gemini 3, sua nova família de modelos de inteligência artificial. A novidade marca um passo importante na estratégia da companhia, que aposta em recursos multimodais e maior capacidade de raciocínio para competir em um mercado cada vez mais disputado. 

Segundo o portal Tecmundo, o destaque da atualização é o Gemini 3 Pro, descrito como “nativamente multimodal”. Isso significa que o sistema consegue processar texto, imagens e áudio ao mesmo tempo, sem precisar separar tarefas, algo que vai trazer mais autonomia e rapidez para os usuários.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Na prática, usuários poderão obter respostas mais rápidas e completas em situações que envolvem diferentes formatos de mídia.

Quais são as novidades no Gemini 3?

O novo modelo vem acompanhado de funções inéditas. Veja elas:

  • Interfaces generativas, que adaptam as respostas ao perfil do usuário;
  • Gemini Agent, ferramenta capaz de executar tarefas de múltiplas etapas de forma autônoma.

Para experimentar o Gemini 3 Pro, basta acessar o seletor de modelos e escolher a opção “Thinking”, isso para usuários dos planos pagos.

Leia mais: WhatsApp libera nova função para digitalizar documentos; saiba como usar

Alguma coisa muda na busca do Google?

O Modo IA integrado ao buscador também ganhou reforço. Agora, as respostas são mais completas e contextualizadas. Como informou o Tecmundo, a empresa exemplificou com o estudo do problema de três corpos: em vez de apenas ler sobre o tema, o usuário pode acessar uma simulação interativa, manipulando variáveis e observando interações gravitacionais em tempo real.

Por enquanto, o recurso está disponível apenas nos Estados Unidos e exige assinatura. No Brasil, o plano mais acessível é o AI Plus, que custa R$ 25 por mês.

Outra novidade é o modo “Deep Think“, que coloca o modelo para refletir sobre a solicitação e suas próprias respostas, entregando resultados mais precisos.

Logo Google Gemini
Atualizações prometem novo visual no Google Gemini. Foto: Reprodução/Google

Novo visual do Gemini

Para marcar essa nova fase, o aplicativo Gemini ganhou um visual mais moderno e intuitivo. A navegação ficou simples e prática, permitindo iniciar conversas com rapidez.

Além disso, os conteúdos criados anteriormente, como imagens, vídeos e relatórios, agora ficam reunidos na pasta Meus Arquivos, facilitando o acesso.

Outro destaque é a experiência de compra aprimorada, que passa a oferecer listas de produtos, comparativos e preços diretamente do Google Shopping Graph, que já reúne mais de 50 bilhões de itens catalogados.

O Google afirma que Gemini 3 promete redefinir o conceito de interface digital. Graças à sua capacidade de raciocínio e à multimodalidade, surge uma nova categoria chamada interfaces generativas. Os primeiros testes, layout visual e visualização dinâmica, mostram como o modelo pode criar experiências únicas no momento em que são acionadas.

No caso do layout visual, o usuário recebe uma apresentação imersiva, semelhante a uma revista interativa, com fotos e módulos que podem ser personalizados.

Leia também: Black Friday e Chat GPT: Como a IA pode ajudar os consumidores a fazerem compras

Como acessar o Gemini 3?

Para usar o Gemini 3, basta acessar o Google e pesquisar “Gemini” ou pelo Modo IA na busca. Você também pode baixar o aplicativo nas lojas virtuais, como o Playstore, por exemplo.

Veja como usar o Gemini 3 nos vídeos abaixo:

Leia ainda: Em parceria com banco, Google desenvolve recurso que ajuda usuários a não cair em golpes

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem mostra as mãos de três pessoas mexendo no celular, em primeiro plano. No segundo plano, há o logo da empresa TikTok.

China mira “especialistas de TikTok”, sem diploma, que mais atrapalham do que ajudam

Decisão do governo chinês gerou um debate acalorado entre criadores de conteúdo e especialistas em liberdade digital
Frascos de leite materno armazenados em laboratório, com etiquetas e tampas coloridas, simbolizando o uso de tecnologia na coleta e conservação de leite humano para recém-nascidos prematuros.

Tecnologia mineira promete leite materno “turbinado” para bebês prematuros

Pesquisa da Epamig em parceria com a Fiocruz adapta técnicas da indústria de laticínios para garantir que o leite humano mantenha mais gordura e nutrientes