Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaInstabilidade na AWS causa caos na internet e afeta...

Instabilidade na AWS causa caos na internet e afeta grandes plataformas; veja o que se sabe

Instabilidade na Amazon Web Services (AWS) derrubou serviços em todo o mundo nesta segunda (20), afetando marcas como Netflix, Mercado Livre e companhias aéreas

A internet global enfrentou uma manhã de caos nesta segunda-feira (20/10). O motivo foi uma instabilidade na Amazon Web Services (AWS)principal provedora de computação em nuvem do planeta.

A falha atingiu serviços essenciais de grandes empresas, afetando usuários de plataformas como Mercado Livre, iFood, Netflix, Alexa (da própria Amazon), Trello, OLX e até companhias aéreas como Delta e United Airlines.

Leia também: Novo fóssil na Argentina revela um dos dinossauros mais antigos do mundo

De acordo com o portal DownDetector, que monitora esse tipo de pane digital, ainda havia registros de instabilidade em serviços como Adobe, PicPay e Pix por volta das 11h45 (horário de Brasília), além de picos de reclamações de usuários em todo o mundo.

Logo da Amazon
Entenda o que causou o pane na AWS, da Amazon (Foto: Unsplash)

Origem e impacto global

Segundo a própria AWS, o problema teve início em servidores da região US-EAST-1, na Costa Leste dos Estados Unidos, um dos principais polos de infraestrutura digital da empresa.

A pane foi dada por conta de uma falha em um gateway regional, o que interrompeu temporariamente o funcionamento de vários sistemas.

Por volta das 7h (de Brasília), sinais de recuperação começaram a aparecer, mas os serviços continuavam lentos ou sem conseguir operar.

Leia também: Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

À imprensa global, a empresa informou que está atuando em “múltiplos caminhos paralelos” para acelerar a normalização e afirmou que “a maioria das solicitações já está sendo processada com sucesso”.

A AWS também destacou que monitora uma fila de pendências e que “os serviços devem retornar ao normal nas próximas horas”. A origem real da falha ainda não foi confirmada.

Tudo sobre a AWS

A pane revelou o quão dependente a internet é da infraestrutura da Amazon, responsável por cerca de um terço de todo o mercado de computação em nuvem.

O episódio relembra outras grandes falhas parecidas, como a crise causada pelo software CrowdStrike em 2024, que afetou sistemas corporativos e aeroportos no mundo inteiro.

A Amazon Web Services garante soluções que vão do “simples” armazenamento de dados e bancos de informação até sistemas de inteligência artificial (IA) e plataformas de streaming. É a verdadeira estrutura que “mantém a internet de pé”.

Leia também: Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas

De acordo com as estimativas divulgadas nas redes sociais, cerca de 500 empresas foram impactadas pela queda, o que causou interrupções em serviços financeiros, de comunicação e entretenimento e lentidão em apps.

Principais serviços afetados

  • Amazon e Prime Video;
  • Alexa e dispositivos Ring;
  • Reddit;
  • Wellhub (antigo Gympass);
  • TotalPass;
  • Snapchat;
  • Mercado Livre e Mercado Pago;
  • Zoom;
  • Slack;
  • Fortnite, Roblox, Clash Royale e Clash of Clans;
  • Epic Games Store e Epic Online Services;
  • Coinbase e Robinhood;
  • iFood;
  • McDonald’s (aplicativo);
  • Delta e United Airlines.

Notícias que importam para você

Vista panorâmica de uma grande mina a céu aberto com degraus escavados em tons de marrom e bege; no fundo, há um vale com pequenas construções e, além dele, cadeias de montanhas altas e rochosas sob um céu carregado de nuvens escuras.

Falta de pesquisas dificulta exploração de potássio no Brasil, aponta Ibram

Diretor do instituto destaca que áreas exploradas hoje foram identificadas nas décadas de 1960 e 1970. Projeto em Autazes pode suprir 20% da demanda nacional
Celular

Santander fora do ar? Usuários relatam falha nesta sexta-feira (5)

Correntistas usaram as redes sociais para relatar a falha que aconteceu nesta sexta-feira
Linkedin

Falha na Cloudflare deixa apps como o Linkedin fora do ar; entenda

Empresa de infraestrutura da internet sofreu falhas na manhã desta quinta-feira; apps e games ficaram fora do ar