Exatamente um ano atrás, às 7h20 do dia 17 de novembro de 2024, uma cena rara então foi registrada no Aquário de São Paulo, na zona sul da capital paulista: o nascimento de uma ursa polar no Brasil.
Agora, completando um ano de idade, a bebê ursa que recebeu o nome de Nur (luz em árabe) é a primeira da espécie a nascer em toda a América Latina.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A ursa Aurora, mãe de Nur, já tinha dado à luz a um filhote anteriormente, em 2023, mas ele não resistiu aos primeiros dias de vida. Um estudo publicado no Canadian Journal of Zoology aponta que 44% dos ursos polares não chegam a completar um ano.
O nascimento registrado no Aquário de São Paulo é tão raro que, segundo levantamento feito pela instituição, a bebê de 400 gramas foi o sexto urso polar nascido em todo o mundo em 2024. Foram quatro em território russo, um na Alemanha e a filhote brasileira.
Leia mais: Bióloga escapa por pouco de ser engolida por baleia-jubarte em mergulho na costa da Noruega

Assim que Nur repousou sobre a cama de feno preparada pela mãe, em seus primeiros minutos de vida, o celular da veterinária Laura Reisfeld, chefe do departamento veterinário e porta-voz do Aquário de São Paulo, tocou no domingo de manhã.
Do outro lado da linha, o diretor do Aquário de São Paulo, Anael Fahel, disse eufórico: “Você viu as câmeras? Olhe rápido”.
Ela acompanha ao vivo em seu smartphone as imagens das câmeras do recinto onde ficam os ursos para monitorar o comportamento dos animais à distância.
Leia mais: Filhotes de onça-pintada com variação genética rara nascem em parque em Cotia
