Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaPor que o AVC vem afetando mais jovens de...

Por que o AVC vem afetando mais jovens de 18 a 45 anos?

No Brasil, dados da Rede Brasil AVC indicam que cerca de 18% dos registros da doença envolvem pacientes entre 18 e 45 anos

Antes visto principalmente em pessoas mais velhas, o AVC vem afetando cada vez mais jovens adultos.

Um estudo publicado na revista The Lancet Neurology aponta que o número de casos nessa faixa etária — pessoas com menos de 70 anos — cresceu 14,8% em todo o mundo. No Brasil, dados da Rede Brasil AVC indicam que cerca de 18% dos registros da doença envolvem pacientes entre 18 e 45 anos.

O doutor neurologista Denis Bichuetti, do HCor, explica esse aumento de casos em pessoas mais jovens: “As causas são as mesmas de doença cardíaca.

“É colesterol alto, é obesidade, é sedentarismo, é cigarro e inúmeros outros fatores. Tem suas excessões também: uso de drogas, suplementação hormonal e acidentes também podem ser favorecer o AVC. Mas a grande maioria é pelos mesmos fatores de riscos e comportamentos que geram a doença cardíaca”, afirmou.

O doutor também comentou alguns hábitos do dia a dia que ajudam a prevenir o acidente vascular cerebral. Ele citou alimentação saudável, atividade física regular, controle do peso, sono adequado e hidratação.

Neste dia Mundial do AVC, cuide da sua saúde e marque uma consulta com seu médico de confiança.

*Por Ricardo Sparvoli

Notícias que importam para você

Vista panorâmica de uma grande mina a céu aberto com degraus escavados em tons de marrom e bege; no fundo, há um vale com pequenas construções e, além dele, cadeias de montanhas altas e rochosas sob um céu carregado de nuvens escuras.

Falta de pesquisas dificulta exploração de potássio no Brasil, aponta Ibram

Diretor do instituto destaca que áreas exploradas hoje foram identificadas nas décadas de 1960 e 1970. Projeto em Autazes pode suprir 20% da demanda nacional
Celular

Santander fora do ar? Usuários relatam falha nesta sexta-feira (5)

Correntistas usaram as redes sociais para relatar a falha que aconteceu nesta sexta-feira
Linkedin

Falha na Cloudflare deixa apps como o Linkedin fora do ar; entenda

Empresa de infraestrutura da internet sofreu falhas na manhã desta quinta-feira; apps e games ficaram fora do ar