Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaReddit processa Austrália por proibição de rede social e...

Reddit processa Austrália por proibição de rede social e cita ameaça à liberdade de expressão

Ação da plataforma de mensagens ainda alega que o site não se encaixa na definição de rede social

O site de mensagens Reddit entrou com um processo na mais alta corte da Austrália na sexta-feira (12/12) buscando derrubar a proibição de rede social do país para crianças, chamando-a de uma intrusão no discurso político livre e preparando o terreno para uma batalha legal prolongada.

A empresa sediada em San Francisco, que classifica a Austrália entre seus maiores mercados, disse em um processo na Suprema Corte que a proibição deveria ser declarada inválida porque interfere na livre comunicação política implícita na constituição do país.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

O processo acrescentou que, mesmo se o tribunal mantiver a proibição, o Reddit RDDT.N deveria ser isento, pois não se enquadra na definição de rede social. A ação nomeou a Commonwealth da Austrália e a ministra das Comunicações Anika Wells como réus.

A ação judicial, dois dias após o lançamento da primeira proibição nacional de acesso à mídia social por menores de 16 anos, é o segundo desafio desse tipo, depois que dois adolescentes representando um grupo libertário australiano entraram com um processo no mês passado.

Mas a ação de uma grande empresa do Vale do Silício, com uma capitalização de mercado de US$44 bilhões, aumenta drasticamente os recursos disponíveis para continuar uma batalha judicial prolongada. O sucesso do Reddit pode abrir a porta para que outras plataformas determinem medidas semelhantes.

Uma porta-voz de Wells disse que o governo australiano está “do lado dos pais e das crianças australianas, não das plataformas” e que “permaneceria firme para proteger os jovens australianos de sofrerem danos nas mídias sociais”.

O ministro da Saúde, Mark Butler, disse que o Reddit entrou com a ação judicial para proteger os lucros, não o direito dos jovens à expressão política, e “lutaremos contra essa ação a cada passo do caminho”.

Leia mais: UE investiga Google por suposto uso de conteúdo sem autorização para treinar IA

Entrou em vigor na Austrália em 10 de dezembro a primeira idade mínima legalmente imposta no mundo para acessar as mídias sociais. O Reddit e outras nove plataformas, incluindo o Instagram da Meta META.O, o YouTube da Alphabet GOOGL.O e o TikTok, fizeram campanha contra a medida por mais de um ano antes de finalmente dizerem que a cumpririam.

As plataformas são obrigadas a barrar usuários menores de idade ou enfrentam uma multa de até A$49,5 milhões (US$33 milhões), enquanto os usuários menores de idade e seus responsáveis não enfrentam punição. As plataformas dizem que estão usando medidas como inferência de idade, com base na atividade online de uma pessoa, e estimativa de idade, com base em uma selfie, para seguir a regra.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem mostra as mãos de três pessoas mexendo no celular, em primeiro plano. No segundo plano, há o logo da empresa TikTok.

China mira “especialistas de TikTok”, sem diploma, que mais atrapalham do que ajudam

Decisão do governo chinês gerou um debate acalorado entre criadores de conteúdo e especialistas em liberdade digital
Imagem da Super Lua Nova

Superlua e meteoros: veja agenda astronômica para dezembro de 2025

Céu limpo e horizonte livre serão melhor para observação dos fenômenos astronômicos do mês