Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaSantander fora do ar? Usuários relatam falha nesta sexta-feira...

Santander fora do ar? Usuários relatam falha nesta sexta-feira (5)

Correntistas usaram as redes sociais para relatar a falha que aconteceu nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (5), usuários e correntistas do banco Santander relataram falhas ao acessar o aplicativo, e para a realização de operações financeiras como o PIX. 

A plataforma Downdetector registrou mais de 900 notificações de falhas nesta manhã.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Falha foi relatada nas redes sociais

Segundo a TechTudo, houve um aumento de termos como “Santander fora do ar hoje” e “Pix Santander fora do ar” na plataforma do Google Trends

Usuários do X usaram a rede social para reclamar das falhas do banco, e que não estavam conseguindo acessar o pagamento via PIX. 

As reclamações ganharam força já que hoje é o quinto dia útil do mês, e a maioria das empresas realiza o pagamento dos salários. 

No X, o Santander relatou para usuários que houve uma instabilidade e que estão trabalhando para resolver.

Como funciona o Downdetector?

O downdetector coleta notificações sobre a situação dos serviços por meio de uma série de fontes e análise de dados em tempo real. 

Segundo o site da plataforma, com a análise desses dados, eles são capazes de determinar automaticamente falhas e interrupções de serviço ainda em estágios iniciais. 

O sistema do Downdetector identifica as falhas quando a quantidade de notificações apresenta um salto relativo em seu número médio, de acordo com o parâmetro de dados. 

A empresa foi criada com o objetivo de informar os usuários de forma satisfatória, uma vez que as empresas de tecnologia, por exemplo, acabam não informando os usuários corretamente sobre suas falhas. 

Celular
Plataforma detecta falhas em estágios iniciais (Foto: Unsplash)

Leia também: União Europeia multa X/Twitter em R$ 742 mi por violações de lei digital

Falha pode ter conexão com instabilidade da Cloudflare

Usuários de outros bancos brasileiros também relataram falhas nos aplicativos. Bancos como Bradesco, Nubank, Sicoob e o próprio Santander passaram por falhas na manhã desta sexta-feira (5), segundo a InfoMoney.

Na manhã desta sexta, a Cloudflare apresentou uma nova falha global, deixando aplicativos como Linkedin, Zoom, Substack e Fortnite fora do ar. 

A Cloudflare publicou em sua página de status que está “investigando problemas com o Painel e APIs relacionadas”, e que a falha aconteceu no momento que o sistema passava por atualizações programadas.

Plataformas como a Coinbase, Shopify, Canva, ChuncryRoll e Doordash, todas administradas pela Cloudflare, também ficaram fora do ar ou apresentaram oscilações. 

Essa falha não é a primeira deste ano. Recentemente, em novembro, a CloudFlare apresentou uma falha global, deixando aplicativos importantes como o ChatGPT, Spotify, X e Paypal fora do ar por um longo período.

Leia também: Falha global no Cloudflare: o que derrubou centenas de sites e apps hoje?

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Chuva de meteoros em céu estrelado

Chuva de meteoros ilumina o céu do Brasil nesta terça — saiba onde e quando ver

Orionídeas chegam ao auge com até 20 meteoros por hora; espetáculo será visível em todo o país
Tela de computador com ChatGPT aberto

De TikTok ao ChatGPT: estudo mostra como jovens vivem (e aprendem) na internet

Estudo revela que crianças e jovens entram na internet cada vez mais cedo, usam o celular como principal acesso e aprendem a lidar com privacidade, publicidade e riscos digitais
Imagem mostra as mãos de três pessoas mexendo no celular, em primeiro plano. No segundo plano, há o logo da empresa TikTok.

China mira “especialistas de TikTok”, sem diploma, que mais atrapalham do que ajudam

Decisão do governo chinês gerou um debate acalorado entre criadores de conteúdo e especialistas em liberdade digital
Frascos de leite materno armazenados em laboratório, com etiquetas e tampas coloridas, simbolizando o uso de tecnologia na coleta e conservação de leite humano para recém-nascidos prematuros.

Tecnologia mineira promete leite materno “turbinado” para bebês prematuros

Pesquisa da Epamig em parceria com a Fiocruz adapta técnicas da indústria de laticínios para garantir que o leite humano mantenha mais gordura e nutrientes