Nesta sexta-feira (5), usuários e correntistas do banco Santander relataram falhas ao acessar o aplicativo, e para a realização de operações financeiras como o PIX.
A plataforma Downdetector registrou mais de 900 notificações de falhas nesta manhã.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Falha foi relatada nas redes sociais
Segundo a TechTudo, houve um aumento de termos como “Santander fora do ar hoje” e “Pix Santander fora do ar” na plataforma do Google Trends.
Usuários do X usaram a rede social para reclamar das falhas do banco, e que não estavam conseguindo acessar o pagamento via PIX.
As reclamações ganharam força já que hoje é o quinto dia útil do mês, e a maioria das empresas realiza o pagamento dos salários.
No X, o Santander relatou para usuários que houve uma instabilidade e que estão trabalhando para resolver.
Poxa, nosso aplicativo não está disponível no momento, mas já estamos trabalhando para resolver o quanto antes. Até lá, você pode utilizar o Internet Banking (https://t.co/RZ8OFHxcB8), Caixa Eletrônico, Agência ou Central de Atendimento 4004-3535 ou 0800-702-3535. Contamos com a…
— Santander Brasil (@santander_br) December 5, 2025
Como funciona o Downdetector?
O downdetector coleta notificações sobre a situação dos serviços por meio de uma série de fontes e análise de dados em tempo real.
Segundo o site da plataforma, com a análise desses dados, eles são capazes de determinar automaticamente falhas e interrupções de serviço ainda em estágios iniciais.
O sistema do Downdetector identifica as falhas quando a quantidade de notificações apresenta um salto relativo em seu número médio, de acordo com o parâmetro de dados.
A empresa foi criada com o objetivo de informar os usuários de forma satisfatória, uma vez que as empresas de tecnologia, por exemplo, acabam não informando os usuários corretamente sobre suas falhas.

Leia também: União Europeia multa X/Twitter em R$ 742 mi por violações de lei digital
Falha pode ter conexão com instabilidade da Cloudflare
Usuários de outros bancos brasileiros também relataram falhas nos aplicativos. Bancos como Bradesco, Nubank, Sicoob e o próprio Santander passaram por falhas na manhã desta sexta-feira (5), segundo a InfoMoney.
A Cloudflare publicou em sua página de status que está “investigando problemas com o Painel e APIs relacionadas”, e que a falha aconteceu no momento que o sistema passava por atualizações programadas.
Plataformas como a Coinbase, Shopify, Canva, ChuncryRoll e Doordash, todas administradas pela Cloudflare, também ficaram fora do ar ou apresentaram oscilações.
Essa falha não é a primeira deste ano. Recentemente, em novembro, a CloudFlare apresentou uma falha global, deixando aplicativos importantes como o ChatGPT, Spotify, X e Paypal fora do ar por um longo período.
Leia também: Falha global no Cloudflare: o que derrubou centenas de sites e apps hoje?
