Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaVírus Nipah: o que é a infecção rara que...

Vírus Nipah: o que é a infecção rara que preocupa a Índia e qual o risco de chegar ao Brasil?

Doença rara é transmitida por animais, tem alta letalidade, não possui tratamento específico e é monitorada pela OMS

Autoridades sanitárias da Índia confirmaram novos casos de infecção pelo vírus Nipah, uma doença rara, grave e com alta taxa de letalidade. O registro reacendeu o alerta internacional sobre o patógeno, classificado como prioritário pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por seu potencial de causar emergências de saúde pública.

O vírus Nipah é considerado altamente letal, com taxas de mortalidade estimadas entre 40% e 75%, mas apresenta baixa capacidade de disseminação em larga escala. Desde que foi identificado pela primeira vez, em 1999, durante um surto na Malásia, o vírus já causou episódios esporádicos principalmente no Sul e Sudeste da Ásia, sobretudo na Índia e em Bangladesh.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Saiba como é transmitido o vírus Nipah e qual o risco de chegar ao Brasil

O Nipah é um vírus zoonótico, transmitido principalmente de animais para humanos. Os principais reservatórios naturais são morcegos frugívoros da família Pteropodidae. A infecção pode ocorrer pelo contato direto com esses animais, com seus fluidos corporais ou pelo consumo de frutas e bebidas contaminadas por saliva ou urina dos morcegos. Também há registros de transmissão entre pessoas, especialmente em ambientes domiciliares e hospitalares, por meio de contato próximo com secreções respiratórias.

Os sintomas variam de quadros leves a manifestações graves. Entre os sinais iniciais estão febre, dor de cabeça, dores musculares, vômitos e dor de garganta. Em casos mais severos, a infecção pode evoluir rapidamente para encefalite, com confusão mental, convulsões, coma e insuficiência respiratória. O período de incubação costuma variar de 4 a 14 dias, podendo ser maior em situações raras.

Atualmente, não há vacina nem tratamento específico aprovado contra o vírus Nipah. O atendimento aos pacientes é baseado em cuidados de suporte, com controle dos sintomas e monitoramento clínico. A OMS recomenda medidas preventivas como higienização adequada de frutas, evitar o consumo de alimentos potencialmente contaminados e reduzir o contato com animais doentes ou seus habitats.

Leia mais: Vírus Nipah infecta cinco pessoas na Índia e coloca região em alerta sanitário

Especialistas avaliam que o risco de o vírus chegar ao Brasil é considerado baixo. Isso ocorre porque os principais reservatórios naturais estão concentrados em regiões da Ásia e não têm distribuição nas Américas. Ainda assim, autoridades de saúde acompanham a situação, especialmente devido à possibilidade de deslocamento internacional de pessoas durante o período de incubação da doença.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Homem sobrevive 48 horas sem pulmões em procedimento médico inédito nos EUA

Homem sobrevive 48 horas sem pulmões em procedimento médico inédito nos EUA

Paciente de 33 anos teve órgãos removidos para combater infecção bacteriana resistente a antibióticos e foi mantido vivo por sistema artificial até receber transplante duplo
Estudo revela maior influência da genética na expectativa de vida humana do que se pensava

Estudo revela maior influência da genética na expectativa de vida humana do que se pensava

Nova pesquisa foi publicado nessa quinta-feira (29/01) na revista Science
Cientistas descobrem planeta semelhante à Terra com 50% de chance de ser habitável

Cientistas descobrem planeta semelhante à Terra com 50% de chance de ser habitável

Corpo celeste HD 137010 b está a 150 anos-luz do nosso planeta e orbita na zona habitável de sua estrela, com temperatura máxima estimada em -68°C
Pessoa segurando o celular com o ChatGPT aparecendo na tela

Nvidia, Microsoft e Amazon negociam investimento de até US$ 60 bi na OpenAI

Aporte faria parte de rodada de financiamento que pode chegar a US$ 100 bilhões, apurou o The Information