Lucas Pinheiro Braathen competirá no slalom masculino na próxima segunda-feira (16/02) nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026. O atleta, que já conquistou medalha de ouro no slalom gigante, terá nova oportunidade de subir ao pódio representando o Brasil na competição que acontecerá no Stelvio Ski Centre, em Cortina, na Itália.
A primeira descida está marcada para as 6h (horário de Brasília), enquanto a segunda acontecerá às 9h30. A definição dos medalhistas ocorrerá após a conclusão da segunda apresentação.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O esquiador de 25 anos já entrou para a história como o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Olímpicos de Inverno. Agora, busca ampliar esse feito com uma segunda conquista.
“Trazer toda a energia, todo o amor, felicidade que eu sinto agora. Vou canalizar todo esse amor”, afirmou Lucas em entrevista ao sportv.
Além de Braathen, outros dois brasileiros participarão da prova de slalom masculino: Christian Oliveira Soevik e Givovanni Ongaro.
Trajetória entre Noruega e Brasil
Nascido em Oslo, na Noruega, Lucas é filho de mãe brasileira e pai norueguês. Durante sua infância, costumava passar férias no Brasil. O atleta completará 26 anos no próximo dia 19 de abril.
O esquiador cresceu aprendendo tanto português quanto norueguês. “Minha mãe me ensinou português em casa mesmo e assim que comecei na escolinha na Noruega, falava metade norueguês e metade português e ninguém estava entendendo. Estava uma bagunça mesmo”, relatou ao Olympics.com em 2025.
Lucas iniciou no esqui aos nove anos por influência do pai. Sua primeira medalha em etapas da Copa do Mundo veio em Sölden, na Áustria, durante a temporada 2020/2021, quando tinha 20 anos.
O atleta competiu pela Noruega até meados de 2023. Após um breve período afastado das competições, decidiu retornar representando o Brasil. Nos atuais Jogos de Inverno, Braathen teve a honra de ser o porta-bandeira da delegação brasileira.
Leia Mais: Histórico! Lucas Pinheiro conquista o 1º ouro do Brasil nas Olimpíadas de Inverno
