Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaEsquerda comemora cassação de Zambelli: "Alexandre de Moraes cuidou...

Esquerda comemora cassação de Zambelli: “Alexandre de Moraes cuidou disso”

Moraes invalidou decisão parlamentar por considerar que houve violação à Constituição.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a cassação imediata do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP). A decisão ocorreu nesta quinta-feira (11/12), anulando a sessão da Câmara que havia mantido o mandato da parlamentar, que está presa na Itália após condenações criminais.

O magistrado invalidou a deliberação dos deputados por considerar que houve desrespeito à Constituição. Moraes também ordenou ao presidente da Câmara, Hugo Motta, que emposse o suplente Adilson Barroso (PL-SP) em até 48 horas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

A cassação foi determinada após análise de um mandado de segurança apresentado pelo líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, que pedia a invalidação da sessão parlamentar favorável à manutenção do mandato de Zambelli.

Condenações criminais

Zambelli acumula duas condenações pelo STF. Em maio de 2025, foi condenada a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ, com multa de R$ 2 milhões por danos coletivos.

Leia mais: STF analisa nesta sexta-feira decisão de Moraes que determinou cassação de Zambelli

Em agosto, recebeu outra pena de 5 anos e 3 meses por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal contra um jornalista. O Supremo também determinou o pagamento de multa equivalente a 400 salários mínimos de 2022, com atualização monetária.

Reações de parlamentares

Lindbergh Farias, autor do pedido que resultou na cassação, comemorou o resultado em publicação no X: “Vitória” e acrescentou que “seguiremos vigilantes para que nenhuma autoridade viole a Constituição com casuísmos ou manobras regimentais”.

Erika Hilton (Psol-SP) comentou que “não durou nem 24h a felicidade da Zambelli na cadeia na Itália” e acrescentou: “Alexandre de Moraes cuidou disso”.

A deputada Denise Pessôa (PT-RS), presidente da Comissão de Cultura da Câmara, afirmou que “A decisão reforça que ninguém está acima da lei: Zambelli foi condenada com trânsito em julgado e encontra-se presa na Itália, e, portanto, não podia seguir exercendo mandato parlamentar”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais