Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasDia de festa no mercado financeiro: bolsa bate recorde...

Dia de festa no mercado financeiro: bolsa bate recorde histórico e dólar fecha a R$ 5,33

Ibovespa dispara com otimismo externo, enquanto dólar engata terceira queda seguida e anima investidores

O mercado financeiro viveu um momento de festa nesta quarta-feira (26/11), quando o Ibovespa bateu o maior nível de sua história ao fechar aos 158.555 pontos, em alta de 1,7%. O movimento aconteceu em meio ao otimismo global com possíveis cortes de juros nos Estados Unidos em 2025, o que abriu caminho para um novo fluxo de capital estrangeiro em direção aos emergentes — Brasil incluso.

Dólar cai de novo e segue embalado por cenário internacional

A moeda americana acompanhou o clima mais leve e encerrou o dia em R$ 5,335, após cair 0,77%. O dólar até tentou ensaiar uma alta pela manhã, mas perdeu força à tarde e ficou perto das mínimas do dia. No acumulado de novembro, já recua 0,84%, enquanto em 2025 a desvalorização chega a impressionantes 13,67%.

O pano de fundo é a expectativa de que o Federal Reserve possa começar a cortar juros em dezembro. Com taxas menores lá fora, investidores tendem a migrar para mercados emergentes em busca de retornos maiores — e isso fortalece moedas como o real.

Inflação mais calma anima aposta por corte da Selic

Apesar de o ambiente internacional seguir como o principal fio condutor, os dados internos também contribuíram. O IPCA-15, prévia da inflação, ficou em 0,2% em novembro, levando o índice acumulado em 12 meses para 4,5%, exatamente no teto da meta. O resultado aumentou as projeções de que o Banco Central possa iniciar a redução da Selic em janeiro.

Com a chance crescente de juros menores no país, investidores já começam a reavaliar posições: a renda fixa perde brilho e a bolsa ganha espaço — ajudando a turbinar o recorde histórico desta quarta.

Clima de virada reforça apetite do investidor brasileiro

Com o combo de IPCA mais comportado, dólar em queda e sinal verde vindo dos EUA, o Brasil viveu um dia que combinava expectativa e euforia no mercado. O fim de ano promete tensão boa no pregão, com investidores de olho tanto nas decisões do BC quanto no humor do Federal Reserve.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado
Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Suspeito baleado foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos
Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

Elevação da Selic tira acesso ao crédito imobiliário, diz setor

O presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), Luiz França, disse nesta quinta-feira (9), na capital paulista, que...