Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioNotícias"Estamos preparados para aumentar as equipes em Roraima", diz...

“Estamos preparados para aumentar as equipes em Roraima”, diz ministro da Saúde

A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi enviada pelo Ministério da Saúde a Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, para avaliar a capacidade de atendimento médico na região.

A equipe iniciou os trabalhos no começo desta semana, nesta terça-feira (6/1), realizando levantamento das estruturas hospitalares, profissionais disponíveis e estoques de insumos, incluindo vacinas.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em entrevista à TMC, o ministro da Saúde Alexandre Padilha, afirmou que a ação complementa a Operação Acolhida, responsável por fazer a acolhida de venezuelanos em caso de aumento de fluxo imigratório.

“Fazer o acolhimento já na fronteira, fazer um monitoramento, avaliação da situação de saúde, checkup, vacinação, é fundamental para que isso não afete a saúde da população brasileira e não aumente o impacto sobre o SUS”, afirmou Padilha.

O Ministério da Saúde informou que se colocou à disposição da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para oferecer ajuda humanitária à Venezuela. O apoio incluiria o fornecimento de medicamentos, montagem de hospitais de campanha e expansão de estruturas existentes, caso haja necessidade.

Segundo Alexandre Padilha, mais equipes estão preparadas para serem enviadas para a fronteira: “Até o momento, o fluxo migratório segue o mesmo na região”, destacou o ministério na entrevista à TMC. “Se tiver um aumento no fluxo imigratório, nós estamos preparados para aumentar o número de equipes, tanto ali na fronteira quanto em Boa Vista, para que a gente possa fazer esse cuidado, vacinação, acolhimento imediato, porque isso reduz os impactos sobre o nosso SUS, sobre a saúde da população brasileira”, afirmou Padilha.

Mais cedo, em nota, o ministério também mencionou estar se preparando para um “possível agravamento da crise internacional e avanço da demanda de migrantes na região fronteiriça”.

Leia mais: Em entrevista à TMC, Padilha afirma que vai reduzir em 50% infecções em UTIs do SUS

Confira a entrevista completa com o Ministro da Saúde:

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Por que a ceia acontece no dia 24 se o Natal é dia 25? A tradição explicada sem mistério

Por que a ceia acontece no dia 24 se o Natal é dia 25? A tradição explicada sem mistério

Da espera pela meia-noite ao jejum religioso, hábito atravessa séculos e segue firme nas mesas brasileiras
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado
Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Suspeito baleado foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos