A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi enviada pelo Ministério da Saúde a Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, para avaliar a capacidade de atendimento médico na região.
A equipe iniciou os trabalhos no começo desta semana, nesta terça-feira (6/1), realizando levantamento das estruturas hospitalares, profissionais disponíveis e estoques de insumos, incluindo vacinas.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Em entrevista à TMC, o ministro da Saúde Alexandre Padilha, afirmou que a ação complementa a Operação Acolhida, responsável por fazer a acolhida de venezuelanos em caso de aumento de fluxo imigratório.
“Fazer o acolhimento já na fronteira, fazer um monitoramento, avaliação da situação de saúde, checkup, vacinação, é fundamental para que isso não afete a saúde da população brasileira e não aumente o impacto sobre o SUS”, afirmou Padilha.
O Ministério da Saúde informou que se colocou à disposição da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para oferecer ajuda humanitária à Venezuela. O apoio incluiria o fornecimento de medicamentos, montagem de hospitais de campanha e expansão de estruturas existentes, caso haja necessidade.
Segundo Alexandre Padilha, mais equipes estão preparadas para serem enviadas para a fronteira: “Até o momento, o fluxo migratório segue o mesmo na região”, destacou o ministério na entrevista à TMC. “Se tiver um aumento no fluxo imigratório, nós estamos preparados para aumentar o número de equipes, tanto ali na fronteira quanto em Boa Vista, para que a gente possa fazer esse cuidado, vacinação, acolhimento imediato, porque isso reduz os impactos sobre o nosso SUS, sobre a saúde da população brasileira”, afirmou Padilha.
Mais cedo, em nota, o ministério também mencionou estar se preparando para um “possível agravamento da crise internacional e avanço da demanda de migrantes na região fronteiriça”.
Leia mais: Em entrevista à TMC, Padilha afirma que vai reduzir em 50% infecções em UTIs do SUS
Confira a entrevista completa com o Ministro da Saúde:
