Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolítica"Foi uma decisão técnica", diz defesa de Carla Zambelli...

“Foi uma decisão técnica”, diz defesa de Carla Zambelli sobre renúncia

Segundo a defesa, a medida foi calculada para preservar direitos da parlamentar

O advogado Fábio Pagnozzi, que representa Carla Zambelli, explicou ao portal g1 os motivos da decisão da parlamentar que renunciou seu mandato neste domingo (14/12). “A renúncia da deputada Carla Zambelli foi uma decisão técnica e juridicamente orientada, não um ato emocional. O Plenário da Câmara dos Deputados optou por não cassar o mandato, o que caracteriza vitória institucional no âmbito do Poder Legislativo”, afirmou.

Segundo a defesa, a medida foi calculada para preservar direitos da parlamentar. “A opção pela renúncia, adotada por boa-fé, preserva direitos, fortalece sua posição no processo de extradição em curso no exterior e, ao mesmo tempo, contribui para reduzir a tensão institucional entre os Poderes, evitando o agravamento de um conflito de natureza constitucional”, declarou Pagnozzi.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Não foram divulgadas informações sobre possíveis recursos contra a decisão do Supremo Tribunal Federal ou sobre os próximos passos da ex-deputada após deixar o cargo.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) formalizou sua renúncia ao mandato parlamentar neste domingo (14/12). A decisão ocorre dois dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a cassação de seu cargo. A carta de renúncia foi entregue à Câmara dos Deputados, oficializando o desligamento da parlamentar.

Com a saída de Zambelli, quem assumirá a vaga é Adilson Barroso, suplente do Partido Liberal de São Paulo que obteve a maior votação entre os não eleitos da legenda.

A renúncia acontece em um contexto de divergência institucional, já que o plenário da Câmara dos Deputados havia decidido anteriormente não cassar o mandato da deputada, contrariando o que seria posteriormente determinado pelo STF na última sexta-feira (12/12).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias
Kennedy Jr. diz não temer germes por ter usado drogas em vasos sanitários

Kennedy Jr. diz não temer germes por ter usado drogas em vasos sanitários

Secretário de Saúde dos EUA revelou histórico de dependência química durante podcast e afirmou que problema começou após assassinato de seu pai em 1968
Palmeiras transforma sonho em realidade e Arias projeta entrada no time

Palmeiras transforma sonho em realidade e Arias projeta entrada no time

Antes das primeiras palavras do meia-atacante Jhon Arias como reforço do Palmeiras, a presidente do clube, Leila Pereira, fez...
Multidão toma Praça Sete e Afonso pena em BH

Belo Horizonte é o 3º maior destino do carnaval 2026

A cidade deve receber mais de 6 milhões de pessoas e registrou 600 blocos de rua