O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), autorizou a nomeação de 303 aprovados para vagas adicionais da primeira edição do CNU, o Concurso Nacional Unificado, que aconteceu em 2024.
Segundo a Agência Brasil, a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (18), por meio de três portarias.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Para onde são as vagas?
De acordo com o MGI, as novas nomeações simbolizam um novo modelo de ingresso no serviço público federal, alinhado com a agenda de transformação do Estado promovida pelo governo. A iniciativa busca assegurar mais transparência, diversidade e eficiência nos processos de seleção de servidores.
Essas vagas adicionais contemplam diferentes órgãos da administração pública federal, incluindo os Ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), Fundação dos Povos Indígenas (FUNAI), e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento.
Leia mais: Lula sanciona lei que cria o Sistema Nacional de Educação

Detalhamento das vagas por portaria
A portaria nº 10.293/2025 autoriza o preenchimento de 15 vagas a nível superior para o cargo de “analista de infraestrutura” (AIE). Essa profissão foi criada para gerir processos na administração federal. A categoria envolve funções nas áreas de infraestrutura hídrica, produção mineral, saneamento, energia e outros.
Já a portaria nº 10.294/2025 libera 173 vagas de nível intermediário em três órgãos importantes:
- MAPA: 60 vagas, com distribuição para atividades pecuárias, inspeção sanitária e agentes de laboratório;
- FUNAI: 38 posições para técnicos em indigenismo;
- IBGE: 78 vagas para técnicos em informações geográficas e estatísticas.
Por último, a portaria n° 10.295/2025 autoriza 115 nomeações para nível superior, sendo:
- MAPA: 60 posições, sendo 50 para auditores fiscais federais agropecuários + 10 tecnologistas no Instituto Nacional de Metereologia (INMET);
- MINISTÉRIO DA SAÚDE: 55 vagas para tecnologistas.
Leia também: Indústrias pedem taxação de bets para financiar saúde e educação
O que é o CNU?
O Concurso Nacional Unificado (CNU), teve sua primeira edição em 2024, e ofertou 6.640 vagas em 21 órgãos federais, que foram divididas em oito blocos temáticos. O sistema inovador permitiu que uma única inscrição possibilitasse ao candidato a chance de concorrer a mais de um cargo dentro do mesmo eixo, assim, a chance de aprovação era aumentada.
Uma novidade também foi a aplicação simultânea das provas, realizadas em agosto de 2024, em 228 cidades brasileiras. Os participante puderam realizar o exame em até 100km de suas residências, reduzindo custos com deslocamento, alimentação ou hospedagem.
Para que os candidatos possam consultar mais informações e atualizações sobre o CNU, é necessário acessar o site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos no endereço: https://www.gov.br/gestao/pt-br
Leia ainda: ALERTA: frente fria chega com tempestades nesta semana; veja região
