O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou, nesta terça-feira(18), a decisão de anular três questões apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
A decisão, segundo comunicado no site oficial do instituto, ocorreu devido a relatos de “antecipação de questões similares” que circulavam em redes sociais, antes da iniciação da prova. Ou seja, alunos tiveram contato com respostas dessas questões antes de iniciar os testes.
Como tudo começou
Conforme a nota oficial do Inep, tudo começou quando estudantes disseram que, em transmissões ao vivo ou por outros meios, as mesmas questões tinham sido apresentadas e resolvidas.
Leia: ENEM 2025 registra 70% de presença; exame ocorreu em 1.805 municípios
O Inep explica que o método usado para calcular notas no exame, chamado de TRI (Teoria da Resposta ao ItemTRI), depende de que parte das questões sejam testadas anteriormente, e que alunos fazem esses “pré-testes” têm contato com itens que podem formar as futuras edições da prova.
Ainda de acordo com o INEP, nenhuma das questões divulgadas coincidia exatamente com as aplicadas no exame final, mas têm suas similaridades.
PF foi acionada
No comunicado, o Inep diz que acionou a Polícia Federal para apurar a conduta de quem divulgou as questões. A investigação deve garantir que, caso seja comprovado a quebra de confidencialidade, a pessoa deva responder pelo ato.
Ainda de acordo com o instituo, todos os protocolos de segurança adotados no processo de elaboração das provas foram respeitados até agora.

O que acontece quando uma questão é anulada?
A anulação das três questões significa que elas não serão consideradas na correção das provas. A instituição também informa que a correção pelo novo sistema TRI permanece válida, mesmo com a retirada desses itens.
Para os candidatos, no momento, é importante que acompanhem a página do participante para verificar a divulgação do gabarito oficial atualizado.
Além disso, o Inep enfatiza que mantém “estratégias rigorosas de segurança” no uso do Banco Nacional de Itens para prevenir ocorrências semelhantes no futuro.
Histórico de anulações do ENEM
Não é a primeira vez que o Enem precisa anular alguma questões de suas edições. Em 2021, por exemplo, o exame anulou a questão 138 de Matemática, ao que parece na época, não havia alternativa correta entre as opções apresentadas.
Em 2024, também teve anulação de uma questão da prova de Ciências da Natureza. Nesta quinta-feira (20), será divulgado o gabarito do segundo dia de provas, Os estudantes podem baixar os gabaritos e também entender as questões anulada.
Até sexta-feira (21), os alunos que, por motivos de força maior, não conseguiram comparecer ao ENEM, poderão solicitar reaplicação da prova.
Leia aqui: Enem 2025: quando sai o gabarito oficial da segunda prova?
