Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilINSS: Senado aprova PL que proíbe descontos em benefícios

INSS: Senado aprova PL que proíbe descontos em benefícios

O texto agora segue para avaliação e sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O Plenário do Senado Federal aprovou na última quarta-feira (12) o Projeto de Lei (PL) 1.546/2024, que proíbe descontos relativos a mensalidades associativas nos benefícios administrados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mesmo com autorização do beneficiário.

De acordo com a Agência Senado, o projeto foi votado em urgência e agora segue para avaliação e sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto também prevê a proibição de antecipar pagamentos de dívidas no crédito consignado pelo benefício recebido do INSS.

O senador Rogerio Marinho (PL-RN), relator do PL no Senado, defendeu que as possíveis contribuições a associações poderão ser feitas por meio de boletos bancários. A medida foi proposta pelo deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB).

Vale lembrar que o texto havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e, segundo a Carta Capital, não teve contagem de votos no Senado, aprovado de forma simbólica.

Presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) disse ainda que todos os sistemas de controle da previdência foram burlados para milhões e milhões de aposentados, fazendo referência às fraudes da entidade.

O que prevê o PL aprovado?

INSS descontos associativos proibidos Senado
O senador Rogerio Marinho (PL-RN), relator do PL no Senado, defendeu que as possíveis contribuições a associações poderão ser feitas por meio de boletos bancários (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O PL 1.546/2024 veda descontos relativos a mensalidades associativas nos benefícios administrados pelo INSS, bem como estabelece busca ativa a beneficiários lesados em decorrência de descontos indevidos e prevê o seu ressarcimento.

De acordo com a Carta Capital, a partir da publicação da lei, instituições que realizarem descontos indevidos diretamente do benefício do INSS deverão restituir o valor integral atualizado ao beneficiário dentro de 30 dias da notificação da irregularidade. Quem não devolver os valores será cobrado pelo INSS.

Em casos de não devolução de descontos, é a entidade que vai arcar com os custos, utilizando os recursos do Orçamento-geral da União.

Relembre a fraude do INSS

O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União), que identificou fraudes em ACTs (Acordos de Cooperação Técnica) firmados entre o INSS e entidades associativas. 

Foram cerca de R$ 2,56 bilhões desviados entre 2019 e 2022, segundo a Agência Gov. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.

O governo federal decidiu prorrogar até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento de valores descontados indevidamente de seus benefícios do INSS.

prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Rodolfo Pascoal Ladeira faz gesto com a mão em direção à câmera

Instrutor de asa-delta e turista norte-americana morrem em queda no mar no Rio

Acidente ocorreu na Praia de São Conrado neste sábado e mobilizou helicópteros e motos aquáticas do Corpo de Bombeiros para resgate
Delegado fala ao microfone durante entrevista

Delegado que virou alvo do MP por caso Orelha anuncia pré-candidatura

Delegado-geral da Polícia Civil deixa cargo para disputar eleição para deputado estadual na Assembleia Legislativa de SC pelo PL
Roseli Vanda Pires Albuquerque tomando chimarrão em espaço público aberto, aparentemente um parque, perto de uma árvore

Ex-vereadora é morta em apartamento no RS minutos após mandar mensagem para a mãe

Crime ocorreu na madrugada deste sábado (21/2), na cidade de Nova Prata; principal suspeito é o ex-marido, que também foi encontrado morto no local
Uma mão assinala números na cartela da Mega-Sena

Mega-Sena acumulada sorteia prêmio estimado em R$ 105 milhões

Sorteio será realizado às 21 horas deste sábado, no Espaço da Sorte, em São Paulo