O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Joanesburgo, na África do Sul, onde participa, neste fim de semana, da Cúpula de Líderes do G20. O grupo reúne as maiores economias do planeta e foi criado em 1999.
Ao chegar à capital sul-africana na sexta-feira (21/11), Lula destacou nas redes sociais o lema do G20 para 2025: “Solidariedade, Igualdade e Sustentabilidade”, ressaltando que esses temas são essenciais tanto para o Brasil quanto para o conjunto de países do Sul Global.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O Brasil, que comandou o bloco em 2024, também tem papel relevante nesta edição da cúpula por integrar a chamada “troika”, composta pelo país que preside o G20, pelo que presidiu anteriormente e pelo que assumirá o comando seguinte. No caso, África do Sul, Brasil e Estados Unidos.
Confira a agenda:
Sábado (22/11):
Debates sobre crescimento econômico sustentável, financiamento ao desenvolvimento, comércio e endividamento público. Além de discussões voltadas para a mudança climática, segurança alimentar, prevenção de desastres e transição energética.
Domingo (23/11):
Lula deverá realizar encontros bilaterais com outros chefes de Estado e autoridades. Entre os temas, está a inteligência artificial, minerais cítricos e trabalho decente.
Leia mais: Moraes determina prisão de Alexandre Ramagem, que estaria nos Estados Unidos
