O Papo de Craque TMC desta quinta-feira (19/02) contou com a participação do advogado José Francisco Manssur, que comentou os desdobramentos de um estudo que revela que a regulamentação das ‘bets’, como está atualmente, pode acabar servindo mais para fortalecer do que prejudicar as plataformas que operam de forma irregular.
O estudo, divulgado com exclusividade pela TMC, aponta que há a possibilidade de que os custos operacionais que serão assumidos pelas plataformas legítimas, buscando se adequar ao regulamento, podem representar uma vantagem competitiva para as casas ilícitas.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Manssur teve grande participação na confecção do atual regulamento das ‘bets’ e explicou à bancada do Papo de Craque que, mesmo com as imperfeições do modelo atual, é necessário que exista uma lei ou conjunto de leis que ditem as regras do jogo e impeçam o crime de prosperar.
Para Manssur, a regulamentação “cumpre papel fundamental, porque entre 2018 e 2025 esse mercado cresceu no Brasil sem regra nenhuma”. O jurista também lembrou que, antes do conjunto de regras ao redor das casas de apostas, haviam “propagandas que eram absolutamente enganosas, que convenciam as pessoas de que jogar é um meio de enriquecer ou de ter uma renda mensal – o que é mentira”.
“Jogar é apenas uma diversão”, avisa o advogado. “Você tem que jogar com o dinheiro que tá sobrando. Mas, antes da regulamentação, havia muita propaganda usando (…) influencers, [que] arrastavam milhões de pessoas dizendo ‘Olha a casa que eu comprei com dinheiro de aposta. Olha o carro que eu comprei com dinheiro de aposta’. Isso tudo era mentira“, completou. “E com a regulamentação, esse tipo de mensagem tá totalmente proibida. Foi substituída pela mensagem ‘jogue com responsabilidade'”.
O jurista fez um apelo aos espectadores do programa: “Você não vai ficar rico jogando. Aposte no seu estudo, no seu trabalho. Tenha um trabalho, mesmo que seja um trabalho técnico ou um trabalho daqueles que você adquire depois de acabar o curso acadêmico, a faculdade… mas nunca acredite [que você vai ficar rico jogando], porque você vai se tornar viciado e super endividado“.
