Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasPedidos de impeachment contra Ibaneis Rocha ganham força na...

Pedidos de impeachment contra Ibaneis Rocha ganham força na Câmara Legislativa do DF

Oposição intensifica mobilização após escândalo envolvendo BRB e Banco Master; governador nega irregularidades e diz estar “totalmente limpo”

Henrique Carmo, da TMC de Brasília

Brasília – Dois pedidos de impeachment contra o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foram protocolados na Câmara Legislativa do DF (CLDF) por parlamentares de oposição, em meio a um contexto político tenso e marcado por protestos e mobilizações em defesa da saída do chefe do Executivo local.

Os documentos foram apresentados pelos partidos PSOL e PSB, com assinaturas de deputados como Fábio Félix, o ex‑governador Rodrigo Rollemberg e o presidente do Cidadania‑DF, Cristovam Buarque. Uma nova representação deve ser protocolada por outras siglas de esquerda, incluindo PT, PC do B, PV, PDT e Rede, ampliando a pressão sobre Ibaneis.

A base das iniciativas é a tentativa de compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB), que acabou barrada pelo Banco Central e virou alvo de investigação por suspeitas de irregularidades e possível prejuízo ao erário público.

Além dos pedidos na CLDF, o governador também enfrenta dois pedidos de investigação encaminhados ao Ministério Público Federal relacionados ao mesmo caso, que é investigado por órgãos como a Polícia Federal e o Supremo Tribunal Federal.

Na retomada dos trabalhos legislativos após o recesso, a volta das atividades foi marcada por protestos de deputados e militantes pedindo o impeachment e a abertura de uma CPI para apurar as operações entre BRB e Master, e não houve votação imediata das proposições.

O processo de impeachment ainda precisa ser analisado pelo presidente da Câmara Legislativa, deputado Wellington Luiz (MDB), antes de começar a tramitar oficialmente.

O que diz Ibaneis

Em sua defesa, Ibaneis afirmou que os pedidos de impeachment fazem parte do “trabalho democrático da oposição” e afirmou estar “totalmente limpo nessa história”, negando qualquer irregularidade nas negociações e ressaltando que contatos com empresários envolvidos foram de caráter institucional.

O escândalo político ganhou ainda mais repercussão após depoimentos do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, que confirmou ter tido encontros com o governador em contexto institucional durante as tratativas sobre a operação.

À medida que o debate político avança no Distrito Federal, o embate entre oposição e governo promete manter a crise em evidência na agenda pública e legislativa nos próximos dias.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Jhon Arias é aprovado em exames médicos e Palmeiras prepara anúncio

Jhon Arias é aprovado em exames médicos e Palmeiras prepara anúncio

O anúncio de Jhon Arias está cada vez mais perto por parte do Palmeiras. Na tarde desta sexta-feira (6),...
Palmeiras tem dois Dérbis no final de semana, mas com ânimos distintos

Palmeiras tem dois Dérbis no final de semana, mas com ânimos distintos

Palmeiras terá um final de semana com dois clássicos contra o arquirrival Corinthians, e com ânimos bem diferentes em...
Pesquisa inédita traça o perfil de quem vive na área rural do Distrito Federal

Pesquisa inédita traça o perfil de quem vive na área rural do Distrito Federal

Levantamento revela população majoritariamente masculina, jovem, conectada e com desafios relacionados à regularização fundiária
Mais de 460 mil trabalhadores do DF têm direito ao Abono Salarial em 2026

Mais de 460 mil trabalhadores do DF têm direito ao Abono Salarial em 2026

Benefício soma mais de R$ 570 milhões e pode ser sacado até 30 de dezembro; valor varia conforme o tempo trabalhado em 2024