Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasPF combate quadrilha que fraudava pensões da UFRJ

PF combate quadrilha que fraudava pensões da UFRJ

Agentes cumprem 23 mandados de busca; 4 pessoas foram presas

A Polícia Federal realiza a operação Capgras nesta quarta-feira (30/10) para combater um grupo criminoso que desviou pensões e aposentadorias de servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Cinco mandados de prisão foram emitidos e, ainda no início da manhã, quatro pessoas já haviam sido presas, duas no Rio de Janeiro, uma em Nilópolis (RJ) e outra em Mogi das Cruzes (SP). 

Os agentes cumprem ainda 23 mandados de busca e apreensão. Na residência do principal alvo da operação, em Mogi das Cruzes, a PF encontrou uma estação de trabalho, possivelmente usada nas atividades criminosas e foram apreendidos computadores, arquivos, documentos, planilhas e anotações que detalham as atividades da quadrilha.

Na casa de um outro acusado, em um condomínio de luxo na Barra da Tijuca, no Rio, foram apreendidos dinheiro em espécie, joias, relógios de luxo e veículos, além de celulares, uma máquina de contar dinheiro e documentos. 

A investigação começou após a denúncia de um pensionista da universidade, após identificar que um filho inexistente havia sido habilitado como beneficiário em sua pensão, para receber parte do valor a que a vítima tinha direito. Então, a própria Universidade fez uma auditoria e identificou diversos casos semelhantes, e repassou a denúncia à Polícia Federal.

A investigação mostrou que a quadrilha utilizava documentos falsos para fraudar essas pensões, cadastrando beneficiários que não existem, para receber os benefícios de servidores já falecidos. Estima-se um prejuízo de R$ 1,2 milhão para a universidade. A PF investiga agora se outros órgãos públicos também foram prejudicados pela mesma organização. 

No curso da investigação, os agentes identificaram outros crimes cometidos pela quadrilha, como golpes bancários e fraudes em benefícios da previdência social. O grupo também utilizava laranjas e empresas de fachada para lavar o dinheiro ilegal e movimentou cerca de R$ 22 milhões em três anos. A PF também investiga indícios de que parte desse dinheiro tenha sido repassado a integrantes de uma facção criminosa atuante no Rio de Janeiro. 

*Agência Brasil

Notícias que importam para você

Três pilotos de automóveis sentados lado a lado, usando macacões e bonés de suas equipes de corrida. Eles olham para a frente com expressão neutra, enquanto outros membros de equipes aparecem desfocados ao fundo.

F1: Norris pode conquistar título contra Verstappen e Piastri no GP de Abu Dhabi

Britânico da McLaren lidera campeonato com 408 pontos contra 396 do tetracampeão da Red Bull e 392 do australiano na corrida final
Grupo de pinguins caminhando juntos na beira da praia, sobre a areia molhada, com o mar e pequenas ondas ao fundo.

VÍDEO: 13 pinguins-de-Magalhães voltam ao mar após reabilitação em Florianópolis

Os animais haviam sido resgatados debilitados durante a temporada migratória e passaram por cuidados veterinários até estarem aptos a retornar ao oceano
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump recebe o Prêmio da Paz da FIFA durante o sorteio da Copa do Mundo 2026

Donald Trump recebe o primeiro Prêmio da Paz da FIFA: “salvamos milhões de pessoas”

Donald Trump recebeu nesta sexta-feira (05/12) das mãos do presidente da FIFA, Gianni Infantino o troféu, um certificado e uma medalha da primeira edição do Prêmio da Paz da FIFA