Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMinistério da Saúde prorroga vacinação contra HPV para jovens...

Ministério da Saúde prorroga vacinação contra HPV para jovens até 2026

Estratégia de resgate vacinal para adolescentes de 15 a 19 anos será estendida e incluirá campanha nas escolas para ampliar cobertura imunológica no país

O Ministério da Saúde estendeu a estratégia de resgate vacinal contra o HPV para adolescentes entre 15 e 19 anos que não receberam a imunização na idade recomendada. A prorrogação estende o prazo até o final do primeiro semestre de 2026, quando ocorrerá a Campanha de Vacinação nas Escolas em todo o Brasil.

A iniciativa, que estava programada para encerrar em dezembro de 2025, visa ampliar o acesso à imunização para este público específico. O MS atuará diretamente em instituições de ensino para intensificar a cobertura vacinal, em parceria com estados e municípios brasileiros.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também são aplicadas em ações realizadas em escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings por todo o país. A estratégia busca complementar as ações já existentes de imunização contra o vírus.

Em 2024, o Brasil registrou mais de 82% de cobertura vacinal contra o HPV entre meninas de 9 a 14 anos, índice que supera significativamente a média mundial de 12%, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para os meninos na mesma faixa etária, a cobertura atingiu 67%.

Leia mais: Premiê da Dinamarca alerta que ataque dos EUA acabaria com Otan

Desde o ano passado, o país adotou o esquema de dose única para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas doses. Esta mudança integra o compromisso brasileiro com a OMS para eliminar o câncer de colo do útero, com meta de alcançar 90% de cobertura vacinal entre meninas até 2030.

O programa de imunização contra o HPV no Brasil também contempla outros grupos específicos. Pessoas imunocomprometidas, como pacientes com HIV/Aids, oncológicos e transplantados, devem receber três doses independentemente da idade. O mesmo esquema de três doses aplica-se a vítimas de violência sexual e usuários de PrEP entre 15 e 45 anos.

Para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos vítimas de violência sexual, o protocolo mantém duas doses. Desde a introdução da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2014, o Brasil já distribuiu mais de 75 milhões de doses, consolidando uma das políticas de imunização mais abrangentes do mundo.

A vacina contra o HPV é considerada fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, incluindo os de colo do útero, vulva, pênis, ânus, garganta e pescoço, além de verrugas genitais.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Por que a ceia acontece no dia 24 se o Natal é dia 25? A tradição explicada sem mistério

Por que a ceia acontece no dia 24 se o Natal é dia 25? A tradição explicada sem mistério

Da espera pela meia-noite ao jejum religioso, hábito atravessa séculos e segue firme nas mesas brasileiras
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado
Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Suspeito baleado foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos