Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSão Paulo tem chuvas fortes pelo terceiro dia consecutivo

São Paulo tem chuvas fortes pelo terceiro dia consecutivo

Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas emitiu alerta para alagamentos

Na tarde desta sexta-feira (9/1) São Paulo registrou o terceiro dia de chuvas consecutivas, com alagamentos, rajada de vento, quedas de árvore e até granizo.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) emitiu alerta para alagamentos em São Paulo nesta sexta-feira. O aviso, que durou aproximadamente uma hora, foi encerrado às 16h33, após monitoramento das precipitações que atingiram diferentes regiões da capital paulista.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

As áreas mais afetadas foram o centro da cidade, com acúmulo de 5,6 mm de chuva, seguido pelas Zonas Leste e Oeste, ambas com 5,0 mm. A Zona Norte registrou 2,8 mm, enquanto a Zona Sul apresentou o menor índice pluviométrico, com apenas 0,3 mm.

Além das precipitações, rajadas de vento intensas foram detectadas em diversos pontos da cidade. No Ipiranga, próximo ao Ribeirão dos Meninos, os ventos alcançaram 58,2 km/h às 14h50. Em Santana, na região do Carandiru, as rajadas chegaram a 52,1 km/h às 15h10.

Na Lapa, Vila Leopoldina, foram medidos 42,6 km/h às 15h40. Já na região de M’Boi Mirim, nas proximidades da Barragem Guarapiranga, os ventos atingiram 41,5 km/h às 16h00 e 29,4 km/h às 15h40. Como resultado dessas condições climáticas, a cidade registrou cinco quedas de árvores.

Em Osasco, município da Região Metropolitana de São Paulo, moradores relataram ocorrência de granizo durante o temporal.

Após o término do alerta, a previsão indicava possibilidade de chuva fraca nas Zonas Oeste e Sul, principalmente nas subprefeituras de Campo Limpo, Santo Amaro, Pinheiros e Butantã. Para as demais áreas, não havia expectativa de precipitações significativas.

Para situações de alagamentos mais graves, o CGE divulgou orientações à população. “Evite transitar em ruas alagadas”, recomenda o órgão. “Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas. Fique em lugar seguro. Abrigue-se em casas e prédios”, acrescenta.

Previsão para o fim de semana

A previsão para o fim de semana indica condições típicas de verão. No sábado (10), o sol deve predominar desde o amanhecer, favorecendo a rápida elevação das temperaturas. A mínima deve ficar em torno de 20°C na madrugada, enquanto a máxima pode atingir 32°C à tarde, com umidade do ar chegando a níveis mínimos próximos a 35%.

Para domingo (11), o cenário meteorológico deve se repetir, com predomínio de sol e calor. A temperatura mínima prevista é de aproximadamente 21°C, com máxima novamente podendo ultrapassar os 32°C. A umidade do ar deve apresentar valores mínimos em torno de 32% nos horários de maior aquecimento.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Por que a ceia acontece no dia 24 se o Natal é dia 25? A tradição explicada sem mistério

Por que a ceia acontece no dia 24 se o Natal é dia 25? A tradição explicada sem mistério

Da espera pela meia-noite ao jejum religioso, hábito atravessa séculos e segue firme nas mesas brasileiras
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Tratamento para obesidade com canetas injetáveis pode ajudar pacientes hepáticos

Estudo revela que a molécula semaglutida, presente em medicamentos como Wegovy e Ozempic, tem o potencial de "regenerar" a biologia do fígado
Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Vídeo mostra troca de tiros entre bandido e polícia que resultou em morte no Piauí

Suspeito baleado foi encaminhado ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos