Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilTenho dinheiro investido no CDB do Banco Master, e...

Tenho dinheiro investido no CDB do Banco Master, e agora? Veja o que fazer

Veja como vai funcionar a garantia de CDBs após liquidação do banco Master

Nesta terça-feira(18), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master, isso inclui unidades de investimento, corretora e outras entidades do grupo.

O conglomerado, classificado como de crédito diversificado, de porte pequeno e enquadrado no segmento S3 da regulação prudencial, tem como instituição líder o Banco Master S/A e representa 0,57% do ativo total e 0,55% das captações do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Segundo a nota do BC, a ação é causada pelo motivo de crise de liquidez enfrentada pelo grupo, por graves violações às normas que regem a atividade das instituições do SFN.

O que aconteceu?

Nesta terça (18), o fundador do Banco Master e empresário, Daniel Vorcaro, foi preso pela Polícia Federal.

Segundo a Agência Brasil, a prisão acontece em meio a Operação Compliance Zero, que tem o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

O banco já vinha sendo alvo da PF há algum tempo, nesta semana a TMC publicou que o INSS suspendeu a instituição de oferecer empréstimos consignados. A suspensão ocorreu em setembro.

O órgão recebia diversas reclamações sobre a instituição financeira, sendo as principais: dificuldades para cancelamento, cobranças indevidas e operações não reconhecidas.

Investi em CDBs no Banco Master, e agora?

Com a liquidação extrajudicial do Banco Master decretada pelo Banco Central, o FGC foi acionado para pagar os investidores credores, entre eles os detentores de CDBs.

Segundo o FGC, esses instrumentos estão entre os produtos garantidos pelo fundo.

Leia: Em processo de liquidação, Banco Master é investigado por emissão de ações fraudulentas

O FGC cobre até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, por instituição financeira, para depósitos e investimentos garantidos como CDBs.

Os valores citados acima desse teto não são automaticamente reembolsados pelo FGC e ficam sujeitos ao processo de liquidação, que pode se estender por anos.

O FGC não autoriza intermediários cobrando taxa para fazer esse processo. Segundo o próprio fundo, não há credenciamento de empresas para negociar pedidos de pagamento de garantia, nem pedido de depósito para liberar repasses.

Após a assinatura do termo, o valor será creditado em conta em até 48 horas úteis.

Leia também: Banco Master: diretor-geral da Polícia Federal diz que fraude pode chegar a R$ 12 bilhões

Notas de dinheiro, em reais, dispostas sobre uma superfície
Esse ano, a Polícia Federal abriu inquérito para apurar suspeitas de emissão de operações financeiras fraudulentas, enquanto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), encontrou indícios de que o patrimônio do banco foi inflado com aportes em empresas sDD, com negócios ligados à família do fundador Daniel Vorcaro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O histórico do banco Master

Este ano, a Polícia Federal abriu inquérito para apurar suspeitas de emissão de operações financeiras fraudulentas, enquanto a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) encontrou indícios de que o patrimônio do banco foi inflado com aportes em empresas sDD, com negócios ligados à família do fundador Daniel Vorcaro.

Em Brasília, parlamentares também disseram que a tentativa de aquisição do banco pelo BRB pode expor o patrimônio público, à luz das investigações da Operação Carbono Oculto, que aponta para crimes de lavagem de dinheiro.

Há riscos na supervalorização de ativos e na carteira de precatórios, o que comprometeria a liquidez e a solidez financeira da instituição.

E mais… Aquisição do banco Master por consórcio árabe espera aprovação do Banco Central e do CADE

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas