Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilEsse pode ser o novo direito dos idosos garantido...

Esse pode ser o novo direito dos idosos garantido por lei; veja qual

A proposta também inclui o dever do Poder Público de estimular o desenvolvimento de mercado turístico nacional para o segmento

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última sexta-feira (7) um Projeto de Lei (PL) que inclui o turismo entre os direitos fundamentais previstos no Estatuto do Idoso. Dessa forma, o direito ao turismo para pessoas com 60 anos de idade ou mais, se iguala à garantida de trabalho, lazer, esporte, cultura, entre outros para essa população.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, a proposta também inclui o dever do Poder Público de estimular o desenvolvimento de mercado turístico nacional para o segmento.

Foi aprovado o texto do PL 655/15, escrito pelo deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) e acatado anteriormente pela antiga Comissão de Seguridade Social e Família. O projeto foi aprovado, junto do seu apensado (PL 682/15), por recomendação da relatora, a deputada Fernanda Pessoa (União-CE).

Agora, o texto segue para análise do Senado e, se aprovado, deve passar para sanção presidencial. O texto já havia sido aprovado pelas comissões de Turismo e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Se houver algum pedido de mudança, o projeto volta para o Plenário da Câmara.

O que significa adicionar o turismo no Estatuto do Idoso?

Turismo pode se tornar direito garantido por lei a idosos
CCJ aprova projeto que inclui o turismo no Estatuto do Idoso (Foto: Freepik)

O Estatuto do Idoso é um documento federal que estabelece os direitos essenciais da população idosa brasileira, com as especificações necessárias para essas pessoas com mais de 60 anos.

O texto define, segundo a Click, Petróleo e Gás, que é dever da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação de garantias fundamentais como o direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania e convivência familiar.

Nesse sentido, colocar o turismo como direito fundamental foca em promover qualidade de vida, autonomia e também a economia do país. Ainda de acordo com o portal, pesquisas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do Ministério do Turismo apontam que 20% dos viajantes dentro do Brasil são os brasileiros com mais de 60 anos.

Essa temática vai em linha com o tema da redação do Enem 2025: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024