Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioTMC São PauloDepois de 10 anos, Linha 17-Ouro está 90% pronta...

Depois de 10 anos, Linha 17-Ouro está 90% pronta e deve começar a operar em 2026

Com uma extensão de 6,7 quilômetros e oito estações, a expectativa é que 30 mil passageiros utilizem diariamente a integração da operação com a Linha 5-Lilás, na estação Campo Belo.

Prometida ainda para a Copa do Mundo de 2014, a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e o sistema metroferroviário de São Paulo finalmente tem data para sair do papel. Segundo o Metrô, a obra deve ser inaugurada em março do ano que vem.

Segundo o Metrô de São Paulo, o projeto está em fase de finalização, com a instalação de sistemas como alimentação elétrica, telecomunicações e acabamento. De acordo com Roberto Torres, diretor de engenharia e planejamento do Metrô, o início da operação não terá mais atrasos. 

Ao longo dos mais de 10 anos de obra, foram enfrentadas paralisações, redução de escopo e aumento de custos. Em setembro de 2025, o governo estadual autorizou o adicional de R$30 milhões à construtora. 

A operação terá integração com a Linha 5-Lilás e com a 9-Esmeralda da Via Mobilidade, totalizando oito estações: Washington Luís, Aeroporto de Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. 

Operação e tecnologia

Na inauguração, os trens terão condutores, porém foram projetados para operar de forma automática, similar ao modelo utilizado pela Linha 4-Amarela. Cada composição poderá transportar até 616 passageiros. 

Uma das novidades é que a nova linha não terá bilheterias. O acesso será feito exclusivamente por máquinas de autoatendimento, onde os passageiros poderão comprar e validar os bilhetes

Segundo o Metrô de São Paulo, a operação começará de forma limitada e controlada, com horários restritos. A previsão é de que, a partir do segundo semestre de 2026, o serviço passe a operar em tempo integral.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo

Paciente de UTI morre após incêndio no Instituto do Câncer, em São Paulo

Vítima dependia de ventilação mecânica e morreu durante transferência de UTI; morte foi confirmada somente neste sábado (31/01)
Fumaça no prédio do Icesp, em São Paulo

Incêndio atinge prédio do Instituto do Câncer, em SP

Fogo começou na tarde desta sexta-feira no hospital localizado no Jardim Paulista, Zona Oeste da capital
Carnaval de rua de SP terá 627 blocos e expectativa de 16,5 milhões de foliões em 2026

Carnaval de rua de SP terá 627 blocos e expectativa de 16,5 milhões de foliões em 2026

Prefeitura anuncia estrutura com 30 mil banheiros químicos, 158 pontos de hidratação e esquema com 58 mil agentes de segurança
Unesp divulga lista de aprovados na primeira chamada do vestibular 2026

Unesp divulga lista de aprovados na primeira chamada do vestibular 2026

Candidatos selecionados devem realizar matrícula virtual entre 2 e 4 de fevereiro pelo site da Vunesp