Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSTF encerra julgamento dos recursos de Bolsonaro nesta sexta...

STF encerra julgamento dos recursos de Bolsonaro nesta sexta (14/11)

Primeira Turma do STF foi unânime em rejeitar os embargos de declaração impetrados pela defesa de Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) encerra, nesta sexta-feira (14), o julgamento dos embargos de declaração impetrados pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado na ação penal da tentativa de golpe de Estado. 

Em 7 de novembro, mesmo dia em que os recursos foram postos para votação, o colegiado foi unânime em rejeitá-los. O prazo termina às 23h59 de hoje. O ministro Luiz Fux não votou porque foi transferido para a Segunda Turma.

Leia mais: Em decisão unânime, Supremo Tribunal Federal rejeita recurso e mantém condenação de Bolsonaro

Os embargos de declaração buscam, como regra, esclarecer eventuais omissões, dúvidas e contradições na decisão. Para o relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, as defesas demonstraram “mero inconformismo” com a decisão e não é possível rediscutir o resultado do julgamento com tais recursos.

Embargos infringentes

No caso de Bolsonaro e demais réus condenados, a execução da prisão só acontece quando não cabem mais recursos. Em tese, eles poderiam ser presos após votação dos embargos de declaração, mas a defesa indica que também recorrerá por meio dos embargos infringentes, medida que busca contestar o mérito da sentença, inclusive com a possibilidade de redução de pena.

Acontece que, para recorrer por meio dos embargos infringentes, o STF fixou como requisito de cabimento desse recurso a existência de dois votos minoritários pela absolvição do réu, na referida turma, o que levaria o caso para o plenário da Corte. No julgamento de Bolsonaro, apenas Fux divergiu do relator ao votar contra a condenação.

A defesa

Nos autos, os advogados Bolsonaro reiteraram, entre outros pontos, a alegação de cerceamento de defesa, o excesso de documentos para análise e a falta de explicação na delação do tenente-coronel Mauro Cid. 

Ainda sustentaram que Bolsonaro não incentivou nem endossou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que se absteve de praticar qualquer ato formal que levasse à prática de crime e que adotasse postura pública de desejo e revide.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial