Uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2023, aponta que mais de 70% dos adultos em países desenvolvidos estão adotando práticas de prevenção e autocuidado, como alimentação funcional, atividade física regular e técnicas de redução de estresse.
Entre as estratégias, soluções caseiras são destacadas pela praticidade, baixo custo de manutenção, procura de alimentos naturais e por bebidas funcionais, que combinam sabor e benefícios fisiológicos.
O vinagre de maçã, mel, gengibre e limão têm sido estudados por suas propriedades digestivas, anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuindo para a melhora do metabolismo, fortalecimento do sistema imunológico e regulação do peso corporal.
Leia: Inhame também pode virar bebida; aprenda a fazer o chá medicinal da raiz
Quais os benefícios para a saúde?
O vinagre de maçã contém ácido acético, que auxilia na digestão e contribui para o equilíbrio da flora intestinal. De acordo com o HealthLine, estudos indicam que o consumo moderado pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar o controle glicêmico, especialmente em pessoas com resistência à insulina.
Já o mel, além de ser um adoçante natural, é rico em antioxidantes e possui ação anti-inflamatória. Ele auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e pode atuar como aliado em processos de cicatrização.
Quando combinados, vinagre e mel oferecem uma bebida funcional que contribui para a saúde digestiva, cardiovascular e imunológica
Por que usar?
O ResearchGategate mostra que além dos benefícios fisiológicos, a mistura pode gerar sensação de saciedade devido à presença de pectina no vinagre, auxiliando no controle de peso.
O consumo até duas vezes ao dia diluído em água morna, favorece na retenção de líquidos, já que o vinagre possui efeito diurético leve.
Para preparar é simples, basta uma colher de chá de vinagre de maçã e uma colher de chá de mel em 250 ml de água morna. Não ferva a água, pois isso compromete os nutrientes do mel.

Potenciais efeitos sobre a digestão
Pesquisas sugerem que a acidez do vinagre de maçã pode estimular a produção de enzimas digestivas, melhorando a absorção de nutrientes. Além disso, a mistura pode auxiliar na regulação do trânsito intestinal e reduzir sintomas de inchaço.
Para quem enfrenta constipação ocasional, essa bebida pode ser uma alternativa suave e natural.
Leia também: 3 sucos antioxidantes para testar em casa; veja receitas
Segurança e moderação
Apesar de ser natural, o vinagre de maçã com mel deve ser consumido com cautela. O excesso de ácido acético pode prejudicar o esmalte dentário e irritar o estômago.
Pessoas com condições específicas, como diabetes ou úlceras, devem consultar um profissional de saúde antes de incluir o tônico na rotina.
Outras dicas caseiras que ajudam no seu bem-estar
Além da combinação de vinagre e mel, há outras receitas caseiras que podem contribuir para o bem-estar. Chás de gengibre e hortelã ajudam na digestão e na redução de inflamações.
A água morna com limão pela manhã é outra alternativa para estimular o metabolismo e promover hidratação. Pequenas práticas diárias podem potencializar os efeitos de uma alimentação equilibrada e de hábitos saudáveis.
