Robson de Souza, mais conhecido como Robinho, foi transferido nesta segunda-feira (17/11) da prisão de Tremembé, conhecida por abrigar diversos presos famosos, para o Centro de Ressocialização em Limeira, também no interior de São Paulo, para continuar cumprindo sua pena de nove anos por estupro. A transferência aconteceu após pedido da defesa do atleta.
O ex-jogador está preso desde 2024. Ele foi condenado pela Justiça italiana por participação em um caso de estupro, ocorrido em 2013. Segundo a investigação, ele e outros envolvidos foram acusados de abusar de uma jovem albanesa em uma boate, em Milão.
Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp
Após recursos em todas as instâncias, a Corte de Cassação (última instância da Itália) confirmou a sentença de nove anos de prisão, em janeiro de 2022. Na época, Robinho estava no Brasil. O Ministério da Justiça da Itália pediu sua extradição, mas o pedido não pôde avançar porque a legislação brasileira impede a extradição de cidadãos natos.
Sem alternativa, a justiça italiana entrou com requerimento para a sentença fosse cumprida no Brasil. O Superior Tribunal de Justiça ratificou a condenação e determinou o início imediato da pena.
Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre a série ‘Tremembé’
Desde que foi preso, Robinho já conseguiu reduzir 69 dias da pena por meio de atividades educacionais dentro do presídio. A redução da pena ocorreu graças à participação em aulas de ressocialização e ao programa de remição pela leitura, no qual a análise de obras literárias conta como parte do processo de reintegração.
