Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula diz que Brasil não virará exportador de minerais...

Lula diz que Brasil não virará exportador de minerais críticos e cobra modelo de exploração

Presidente disse que eventuais interessados na exploração terão que "industrializar" o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (24/11) que o Brasil não vai se tornar um exportador de minerais críticos. Ele disse que possíveis interessados na exploração terão que trabalhar em solo nacional.

“Nós não vamos ser exportador dos minerais críticos. Se quiser, vai ter que industrializar do nosso país para que o nosso país possa ganhar esse dinheiro”, afirmou Lula.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

O presidente fez a declaração em evento de empresários na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Na ocasião, pediu para que os países definem logo seus modelos de exploração dos minerais.

“É igualmente urgente que cada país seja capaz de definir as necessidades e modelos de exploração de suas riquezas minerais de forma soberana. Nós já temos um século de experiência. Já temos um século. A gente não tem por que acreditar mais.”

Para Lula, a definição do modelo é urgente para evitar eventual exploração de estrangeiros no país.

Ou nós aproveitamos essas riquezas que Deus nos deu e fazemos disso uma riqueza para o nosso povo, ou nós vamos ver os países de sempre cavarem buraco no nosso país, levar o nosso minério e a gente ficar com a fome e com a pobreza.”

Pela definição do Ministério de Minas e Energia, “minerais críticos são recursos minerais essenciais para setores estratégicos, como tecnologia, defesa e transição energética, cuja oferta está sujeita a riscos de escassez ou dependência de poucos fornecedores”.

Na prática, são elementos essenciais para produção de itens como baterias de celular e de eletrônicos, turbinas, painéis eletrônicos, entre outros.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024