Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioEsporteQuais jogadores podem se sagrar tricampeões da Libertadores neste...

Quais jogadores podem se sagrar tricampeões da Libertadores neste final de semana?

Flamengo e Palmeiras ainda contam com jogadores no elenco que estiveram presentes nas conquistas recentes da Libertadores

Flamengo e Palmeiras estão mais uma vez na final da Libertadores. Além de 2021, quando também se enfrentaram, o Verdão chegou à decisão em 2020 e o Flamengo em 2019 e 2022.

É natural que, assim como os dois clubes, os jogadores que permaneceram nos elencos por várias temporadas também empilhem taças.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

No caso da Libertadores, Flamengo e Palmeiras contam com craque que podem se tornar tricampeões da principal competição das Américas.

Palmeiras 2020

Depois da dobradinha de finais em 1999 e 2000, quando foi campeão em cima do Deportivo Cali e vice diante do Boca Juniors, o Palmeiras retornou à decisão da Libertadores em 2020, contra o Santos.

Elenco do Palmeiras campeão da Libertadores 2020. (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Com o calendário bagunçado por conta da pandemia da Covid-19, a final aconteceu apenas no dia 30 de janeiro de 2021.

Na campanha, o Verdão superou o Tigre, da Argentina, o Guaraní, do Paraguai, e o Bolívar, da Bolívia, na fase de grupos.

Nos confrontos eliminatórios, o Verdão passou pelo Delfín, do Equador, pelo Libertad, do Paraguai, e pelo River Plate, da Argentina, até chegar na final.

Na decisão, o Verdão enfrentou o Santos de Marinho, Soteldo e Kaio Jorge em um clássico marcado pela tensão. O 0 a 0 se arrastou até os 99 minutos da partida, quando Breno Lopes, de cabeça, evitou as penalidades e deu a Glória Eterna para o Verdão.

A escalação do Palmeiras na final contava com: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony e Luiz Adriano.

Palmeiras 2021

Comemorações do Palmeiras na conquista da Libertadores 2021. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Na edição seguinte, o Verdão chegou ainda mais favorito. No Grupo A, o Palmeiras enfrentou o Universitario, do Peru, o Independiente Del Valle, do Equador, e o Defensa y Justicia, da Argentina. A equipe se classificou em primeiro lugar com 15 pontos.

Nas eliminatórias, o Alviverde passou pela Universidad Católica, do Chile, antes de enfrentar três brasileiros na sequência, o São Paulo nas quartas, o Atlético-MG nas semifinais e o Flamengo na grande decisão.

Na final, o Palmeiras abriu o placar logo no começo, aos cinco minutos, cedeu o empate aos 72, mas garantiu o título depois que Deyverson balançou as redes aos 95, já na prorrogação.

A escalação do Palmeiras na decisão tinha: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Dudu, Raphael Veiga e Gustavo Scarpa; Rony.

Os Multicampeões do Palmeiras

Presentes e campeões nas últimas finais disputadas pelo Verdão, Weverton, Gustavo Gómez e Raphael Veiga, podem conquistar a taça da Libertadores pela terceira vez na carreira. Também é o caso do técnico Abel Ferreira, presente nas duas últimas conquistas.

Outros nomes como Mayke e Marcos Rocha também estavam presentem nas conquistas de 2020 e 2021 e chegaram a atuar na atual edição. Se o Verdão for campeão, também serão considerados tricampeões pelo Palmeiras. Marcos Rocha, no caso, seria tetracampeão, já que também ergueu a taça em 2013, pelo Atlético-MG.

Flamengo 2019

Elenco do Flamengo comemorando a conquista da Libertadores 2019. (Foto: ERNESTO BENAVIDES/AFP)

O Flamengo só tinha chegado a uma final de Libertadores em 1981, quando se sagrou campeão em cima do Cobreloa, do Chile, com uma equipe recheada de estrelas como Zico, Júnior, Leandro, Adílio e Andrade.

Após 38 anos, o Rubro-negro enfim alcançou a decisão da competição mais uma vez. Para isso, se classificou em primeiro lugar do Grupo D, passando pela LDU, do Equador, pelo Peñarol, do Uruguai, e pelo San José, da Bolívia, na fase de grupos.

Nas eliminatórias, o Flamengo derrotou o Emelec nos pênaltis, nas oitavas de final, e a dupla do Sul, Internacional e Grêmio, nas quartas e nas semis, respectivamente, antes de chegar a grande final contra o River Plate, da Argentina.

Na decisão, a equipe carioca perdia por 1 a 0 até a estrela de Gabigol brilhar. O ídolo da nação marcou aos 89 e aos 92 minutos e garantiu a Glória Eterna para os cariocas.

A escalação titular do Flamengo no jogo decisivo tinha: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Bruno Henrique; Gabigol.

Flamengo 2021

Elenco do Flamengo comemorando a conquista da Libertadores 2022. (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)

Depois de cair para o Racing nas oitavas da Libertadores de 2020 e perder a decisão de 2021 para o Palmeiras, o Flamengo voltaria à final em 2022.

No Grupo H, a equipe carioca enfrentou o Sporting Cristal, do Peru, o Talleres, da Argentina, e a Universidad Católica, do Chile, se classificando em primeiro lugar, com 16 pontos.

Nas eliminatórias, o Rubro-Negro superou o Tolima, da Colômbia, o Corinthians e o Vélez Sarsfield, da Argentina, até chegar na decisão contra o Athletico-PR.

Em uma final relativamente tranquila, a equipe carioca superou os paranaenses por 1 a 0 e se sagrou tricampeão da competição.

A escalação do Flamengo na final contou com: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol.

Os Multicampeões do Flamengo

Arrascaeta e Bruno Henrique são os jogadores que atuaram nos dois títulos recentes do Flamengo e podem se sagrar tricampeões da Libertadores.

Além da dupla, o treinador Filipe Luís e o auxiliar técnico Rodrigo Caio também atuaram em 2019 e 2022, podendo garantir a terceira taça pelo clube, mas dessa vez como membros da comissão técnica.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Ramon Dino é campeão do Mr. Olympia pela primeira vez na história

Do Acre para o título do Mr. Olympia em Las Vegas. Essa é a história de Ramon Dino, conhecido...
Hugo Souza revela ansiedade para estreia na seleção: “Frio na barriga”

Hugo Souza revela ansiedade para estreia na seleção: “Frio na barriga”

A seleção brasileira realizou seu penúltimo treino antes do jogo contra o Japão, na próxima terça-feira (14), em Tóquio....
China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

China diz que responderá com firmeza aos EUA sobre ameaça tarifária

Se os Estados Unidos estiverem determinados a seguir o próprio caminho, a China tomará resolutamente as medidas correspondentes para...
Homem veste camiseta preta da equipe Mercedes-AMG Petronas e segura um microfone durante entrevista ou coletiva de imprensa, com logotipos da Petronas e Syntium exibidos em um painel de fundo.

Fórmula 1: George Russell relembra corridas icônicas de Interlagos

Piloto da Mercedes diz que o país tem papel histórico na categoria e cita vitórias marcantes em São Paulo