Na tarde da última quarta-feira (26), uma repórter do Globo Esporte foi agredida ao vivo em uma entrada para o telejornal Jornal Hoje.
A repórter Duda Dalponte, estava fazendo a cobertura do embarque da delegação do Flamengo rumo à final da Copa Libertadores da América que acontece neste sábado (29). Sob pressão da torcida presente no aeroporto, Dalponte teve seu cabelo puxado repetidas vezes.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Leia: “É mentira, jornalista de m… !”, diz Neymar sobre notícia que era benéfica a ele
Como tudo aconteceu?
Enquanto estava ao vivo com atualizações sobre o embarque da delegação do Flamengo, no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, no Rio de Janeiro, a jornalista foi cercada por torcedores em clima de festa.
Houve um empurra‑empurra comum em coberturas com grande público e durante esse ato seu cabelo foi puxado mais de uma vez.
A repórter prosseguiu com a entrada ao vivo como se nada tivesse acontecido.
Ela não ficou calada
Duda Dalponte utilizou as redes sociais relembrando o que aconteceu e como se sentiu no momento.
Ela explicou que achou que foi um acidente, mas percebeu que não era quando sentiu seu cabelo sendo puxado mais de uma vez.
A repórter classificou o episódio como agressão e disse que está bem.
Leia também: Trump interrompe repórter que questionou príncipe saudita sobre o assassinato de jornalista
Revolta do público e da mídia
O episódio gerou indignação por parte do público e mídia e enfatizou o debate sobre o direito do jornalista poder trabalhar sem sofrer assédio e agressões, especialmente mulheres.
Em recente caso, uma equipe da Record Bahia também foi atacada enquanto cobria um acidente de trânsito em Salvador. O repórter chegou a sofrer socos e empurrões durante a transmissão.
O episódio motivou notas de repúdio de entidades do jornalismo, como o Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia) e a FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), classificando o ato como “grave afronta à liberdade de imprensa”.



