Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaPlanalto tenta aliviar tensão após Alcolumbre criticar governo em...

Planalto tenta aliviar tensão após Alcolumbre criticar governo em indicação de Messias

Gleisi Hoffmann afirmou que o governo tem "o mais alto respeito e reconhecimento" com Alcolumbre

A ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann publicou nas redes sociais neste último domingo (30/11) que o governo tem “o mais alto respeito e reconhecimento” com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A reação do Planalto vem logo após Alcolumbre ter afirmado em nota, também neste domingo (30/11), que o governo “busca interferir indevidamente no cronograma estabelecido pela Casa, prerrogativa exclusiva do Senado Federal”.

Gleisi disse que “O governo repele tais insinuações, da mesma forma que fez o presidente do Senado em nota na data de hoje, por serem ofensivas à verdade, a ambas as instituições e a seus dirigentes”.

“Temos pelo senador Davi Alcolumbre o mais alto respeito e reconhecimento. Jamais consideraríamos rebaixar a relação institucional com o presidente do Senado a qualquer espécie de fisiologismo ou negociações de cargos e emendas. O governo repele tais insinuações, da mesma forma que fez o presidente do Senado em nota na data de hoje, por serem ofensivas à verdade, a ambas as instituições e a seus dirigentes. O critério de mútuo respeito institucional presidiu a indicação pelo governo e apreciação pelo Senado Federal de dois dos atuais ministros do STF, do procurador-geral da República, em duas ocasiões, e de diretores do Banco Central e agências reguladoras. Todos esses processos transcorreram com transparência e lealdade de ambas as partes, respeitadas as prerrogativas do Executivo na indicação dos nomes e do Senado Federal na apreciação dos indicados”

A indicação de Messias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciada e publicada no Diário Oficial da União no último dia 21. A sabatina do indicado foi marcada para 10 de dezembro.

A data, considerada precoce por permitir pouco tempo para negociações, foi alvo de críticas por parte do governo. O mal estar entre Alcolumbre e o Planalto começou depois da indicação de Messias a vaga para ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais
Imagem do ex-presidente Jair Bolsonaro durante o interrogatório dele no STF no processo que apura tentativa de golpe de estado

No último dia do prazo, defesa de Bolsonaro pede ao STF redução da pena por tentativa de golpe

No documento, os advogados afirmam que houve cerceamento de defesa, falhas no cálculo das penas e uso de uma delação “viciada e contraditória” do tenente-coronel Mauro Cid