O Bolsa Família é um programa de transferência de renda, criado pelo Governo Federal para promover a garantia de renda para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
O pagamento mínimo de R$ 600,00 garante o desenvolvimento de milhares de famílias ao redor do país, segundo a Caixa Econômica.
Neste mês de dezembro, os pagamentos começam a partir do dia 10, para beneficiários com o final 1 de NIS (número de identificação social), e segue, de forma escalonada, até o dia 23 de dezembro.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Veja o calendário de pagamentos do Bolsa Família em dezembro
- 10/12: recebem os de final do NIS 1
- 11/12: recebem os de final do NIS 2
- 12/12: recebem os de final do NIS 3
- 15/12: recebem os de final do NIS 4
- 16/12: recebem os de final do NIS 5
- 17/12: recebem os de final do NIS 6
- 18/12: recebem os de final do NIS 7
- 19/12: recebem os de final do NIS 8
- 22/12: recebem os de final do NIS 9
- 23/12: recebem os de final do NIS 0
É importante lembrar que o beneficiário tem até 120 dias para sacar a parcela do benefício.
Leia também: Mais de 1 milhão de famílias são bloqueadas do Bolsa Família; veja motivo
Como receber o benefício?
De acordo com a Caixa Econômica, os beneficiários que têm direito a receber o Bolsa Família podem receber o benefício em suas contas sociais, como a Poupança Social Digital e Poupança Caixa Tem.
O beneficiário pode acessar a sua conta no dia previsto no calendário e movimentar via PIX, ou sacar o dinheiro em unidades de lotéricas, correspondentes ou terminais de autoatendimento da Caixa.

Quem pode solicitar o Bolsa Família?
O benefício pode ser solicitado por famílias que tenham renda inferior ou de até R$ 218 reais por pessoa, ou por famílias inscritas no CadÚnico.
Os beneficiários precisam cumprir alguns requisitos como manter crianças e adolescentes matriculados na escola, acompanhar o calendário de vacinação, e no caso de gestantes, realizar o pré-natal conforme o serviço de saúde do município orienta.
De acordo com o Gov.br, a solicitação pode ser feita em setores responsáveis pelo Bolsa Família de cada município, como por exemplo, o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social).
As informações serão enviadas para o sistema informatizado, e analisadas. Caso haja aprovação, a pessoa responsável pelo cadastro receberá um cartão pelos Correios, diretamente em casa.
Leia também: Brasil bate recordes históricos de renda e derruba pobreza em ritmo pós-Real, diz Ipea
Beneficiários devem atualizar o CadÚnico
É importante que o beneficiário mantenha sempre o seu cadastro atualizado. Mudanças na composição familiar, alteração de renda e mudanças de endereço devem ser comunicadas com antecedência ao setor de regulação do benefício. Isso evita bloqueios e cancelamentos indevidos.
Leia também: Saiba como retirar absorventes gratuitos pelo SUS
