O gengibre é uma raiz comestível com diversos benefícios para a saúde. O alimento é considerado uma planta medicinal com propriedades analgésicas, antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras. Por ter propriedades anti-inflamatórias, pode ser um aliado na manutenção da saúde bucal.
Segundo o Minha Saúde, o gengibre possui uma substância chamada gingerol, que atua na redução da vermelhidão e do sangramentos nas gengivas. As propriedades anti-inflamatórias podem ajudar no alívio das dores e na redução de doenças periodontais.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Saiba os benefícios do gengibre
O gengibre é um grande aliado na redução de gases intestinais e azia, já que contém altas quantidades de gingerol e zingerona. Essas duas propriedades são anti-inflamatórias e antieméticas, que relaxam os músculos do estômago e diminuem a acidez.
Segundo o Tua Saúde, por ser antioxidante, a raiz combate inflamações no estômago e atua diretamente no tratamento de úlceras e gastrites. As propriedades termogênicas também aceleram o metabolismo, fazendo que a gordura corporal seja reduzida rapidamente.
Propriedades como o cineol estão presentes também, e agem de forma analgésica, reduzindo dores musculares. Essa substância também atua na redução das cólicas menstruais. Você pode consumir o gengibre logo no início do período menstrual.
Leia também: Saiba quais chás combinados com medicamentos fazem bem para a saúde
Saiba como consumir o gengibre
De acordo com o Minha Saúde, para a redução de dores ou inflamações bucais, você pode consumir uma infusão de gengibre, preparando um chá da raiz fresco e consumir até 3 xícaras ao dia.
Mastigar pedaços de gengibre após as refeições pode auxiliar na produção de salivas e na redução de bactérias bucais. Você pode utilizar um enxaguante bucal natural feito com a planta ralado e água morna.
O alho também pode ser utilizado como um enxaguante bucal natural. Já que contém propriedades que atuam na prevenção de doenças bucais como a periodontite, cárie dentária e gengivite.
Leia também: Você deveria começar a usar açafrão no arroz por este motivo

Leia também: 5 chás gelados para substituir o álcool e evitar doenças que causam câncer
