Um dos ingredientes mais consumidos no Natal é o bacalhau. Mas você sabia que bacalhau não é o nome de um único peixe?
Bacalhau é o nome dado à três peixes da espécie gadus, após o processo de salga. De acordo com o Minha Saúde, as indústrias são obrigadas a informar nos rótulos dos produtos o nome científico das espécies dos peixes utilizados.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Saithe, Ling e Zarbo não podem ser vendidos como bacalhau
Essas três espécies de peixes, Saithe, Ling e Zarbo não podem ser considerados e comercializados como bacalhau segundo o Ministério da Agricultura. O saithe, por exemplo, tem características muito distintas das espécies gadus, por ter barbatanas bifurcadas, pequenas e finas. O peixe é utilizado no preparo de bolinhos, saladas e ensopados, pois sua carne desfia com facilidade.
A espécie zarbo é mais roliça, de cor mais clara e utilizada no preparo de pirões e bolinhos. As barbatanas dessa espécie são mais arredondadas, e na dorsal, há apenas uma barbatana de forma contínua.
Já o ling, é comumente utilizado no preparo de grelhados. A espécie desse peixe conta com um corpo alongado e com carne em tom amarelado, e barbatanas arredondadas.
Leia também: 15 receitas de Natal que você pode usar o 13˚salário para comprar ingredientes
Veja as espécies de peixe bacalhau
Bacalhau do Porto (gadus morhua): é uma espécie de peixe mais larga, e gera postas de maior grossura e de coloração mais amarelada quando salgada. Quando está cozido, as lascas se separam em pedaços uniformes.
Bacalhau do Pacífico (gadus macrocephalus): a espécie tem esse nome, pois vive no Oceano Pacífico. O peixe tem grande semelhança com o bacalhau do porto, e tem uma coloração mais clara, barbatanas pequenas e finas e pintas escuras.
Bacalhau da Groelândia (gadus ogac): pode ser chamado de Bacalhau ou Bacalhau da Groelândia.
Leia também: 13 entradas e petiscos para a Ceia de Natal

Veja alguns cuidados ao comprar bacalhau
Tenha atenção com a aparência do bacalhau, já que o peixe verdadeiro não apresenta manchas ou descolorações, apenas uma cor uniforme do início ao fim. Segundo o Tudo Gostoso, o cheiro do bacalhau também é um indicativo da qualidade do produto.
O peixe tem um cheiro forte, mas não desagradável. Se o cheiro estiver muito ruim e com a carne mole, não compre. O bacalhau original deve ter textura firme e não deve se desfazer nas mãos.
Leia também: Ceia de Natal: veja 30 receitas para festas pequenas
Por ser um item procurado especificamente em datas comemorativas, como Natal e Páscoa, o bacalhau pode ter um preço um pouco mais elevado. Caso você encontre uma promoção muito barata… desconfie. Se estiver com um preço muito diferente de outros fornecedores, é bom prestar atenção.
