Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGoverno Federal cria plataforma com lista dos criminosos mais...

Governo Federal cria plataforma com lista dos criminosos mais procurados do país

Iniciativa do Ministério da Justiça reúne foragidos de alta periculosidade selecionados por critérios como gravidade dos crimes e vínculos com organizações criminosas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) criou uma plataforma digital que reúne informações sobre os criminosos mais procurados do país. O site gov.br/captura foi lançado nesta segunda-feira (8) em Brasília, como parte do Programa Captura, que busca identificar, localizar e prender indivíduos de alta periculosidade em todo o território nacional.

A ferramenta disponibiliza dados sobre 216 foragidos considerados prioritários pelas autoridades de segurança pública. Cada unidade da Federação indicou oito alvos para compor a lista nacional, seguindo critérios técnicos estabelecidos pelo ministério.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

A seleção dos nomes baseou-se em uma matriz de risco que avaliou aspectos como gravidade dos crimes cometidos, vínculos com organizações criminosas, quantidade de mandados de prisão em aberto e atuação interestadual dos criminosos.

O projeto resulta de uma articulação entre os governos federal e estaduais para fortalecer o enfrentamento ao crime organizado no Brasil. A população pode contribuir com informações sobre os foragidos através dos canais 190 e 197, com garantia de anonimato para as denúncias.

“A implementação da lista representa um esforço conjunto entre as esferas federal e estadual para aprimorar a segurança pública e combater de forma mais eficaz as organizações criminosas no Brasil”, diz o ministério, em nota.

Como parte da estratégia, o MJSP também anunciou a instalação de uma célula operacional do Programa Captura no Rio de Janeiro. Sobre esta decisão específica, o ministério explicou: “A medida responde à constatação de que criminosos de diferentes regiões do Brasil frequentemente se ocultam em áreas do estado fluminense. A nova estrutura permitirá apoio direto às polícias estaduais e maior agilidade na troca de informações para a localização de foragidos”.

A plataforma já está em funcionamento e disponibiliza informações detalhadas sobre os criminosos mais procurados de todas as unidades federativas do Brasil.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Pescador é resgatado após naufrágio

Criança morre e sete pessoas desaparecem após naufrágio de lancha em Manaus

Embarcação transportava passageiros entre municípios amazonenses quando acidente ocorreu; 71 pessoas foram resgatadas e encaminhadas ao Porto da Ceasa
Thales Machado, secretário de Itumbiara, com a sua família em praia

Segundo filho baleado pelo pai em tragédia familiar de Itumbiara morre no hospital

Polícia Civil trata o caso como homicídios seguidos de autoextermínio e descarta participação de terceiros; município decretou luto oficial de três dias
Preservativos

Ministério da Saúde reforça prevenção às ISTs no Carnaval

Campanha destaca uso de preservativos, vacinação e testagem antes, durante e depois da folia
Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

Mulher é empurrada de viaduto no centro de São Paulo por ex-companheiro

A vítima, socorrida e levada à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, foi empurrada do Viaduto Jaceguai e caiu na Avenida 23 de Maio