Uma blogueira do interior do Maranhão está na mira do Conselho Tutelar por filmar e postar o filho de quatro anos que pilotava, sozinho, um jet ski num rio, na cidade de Pindaré-Mirim, no último domingo (07/12). Inclusive, a gravação mostra várias pessoas banhando no local, enquanto a criança conduzia o veículo.
O vídeo original (assista a seguir) foi publicado nas redes sociais de Janaina Rodrigues e logo virou alvo de críticas. As imagens chegaram ao conhecimento do Conselho Tutelar de Santa Inês, que anunciou “medidas cabíveis” contra a família da criança.
“O Conselho Tutelar informa que já está tomando todas as medidas cabíveis diante do episódio registrado no último fim de semana, no qual uma criança de apenas 4 anos foi exposta pilotando um jet ski, conforme divulgado em redes sociais”, diz o texto publicado pelo Conselho Tutelar.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Portaria veta crianças em jet ski
O órgão ainda reforçou que a situação denunciada coloca em risco a integridade física de crianças e adolescentes. Além disso, a legislação brasileira estabelece que menores de sete anos não podem sequer ser transportados num jet ski, conforme portaria publicada em 2022.
O que diz a mãe
A mãe do menino usou as redes sociais para se pronunciar. Na ocasião, rebateu críticas, minimizou a gravidade da ação e reconheceu o erro. Segundo ela, o menino estava acompanhado do tio e, assim que começou a gravar, advertiu o pai da criança para retirá-lo do jet ski.
Leia mais: A mágoa da viúva de Chico Anysio excluída de documentário
“Eu sei que foi um erro, foi precipitado. Isso nunca aconteceu e não iria acontecer mais porque, antes disso tudo, eu já tinha dito para o pai dele que isso não pode acontecer mais. Não porque alguém iria denunciar, mas pelo cuidado. Eu conheço meu filho, eu sei o quanto que ele é empolgado, e, se isso acontecesse de novo, poderia acontecer uma coisa pior”, disse Janaína.
