A CBF divulgou na noite desta segunda-feira (15/12) a tabela básica das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2026, além do Regulamento Específico da Competição e do Plano Geral de Ações.
Entre as principais mudanças está a ampliação do limite de jogos para transferências de atletas durante o torneio, que passará de seis para 12 partidas, e alterações no sistema de classificação para a Copa Libertadores.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
Até a edição deste ano, um atleta só podia se transferir se tivesse disputado no máximo seis jogos. A partir do ano que vem, esse número dobra e o jogador poderá disputar até 12 partidas por um clube antes de protagonizar uma transferência.
Outra modificação importante afeta a distribuição de vagas para a Libertadores. O Brasileirão 2026 oferecerá cinco vagas para a competição continental, sendo quatro diretas para a fase de grupos (do 1º ao 4º colocado) e uma para a fase preliminar (5º colocado).
Até 2025, os quatro primeiros colocados garantiam vaga direta na fase de grupos, enquanto o quinto e o sexto iam para as fases preliminares.
A mudança se deu porque a Copa do Brasil classificará dois clubes para o principal torneio da Conmebol a partir de 2026.
“Quando o Campeão da Copa do Brasil obtenha acesso à CONMEBOL Libertadores de 2027 através de outras Competições, a vaga direta da Copa do Brasil será redirecionada ao Vice-Campeão da Copa do Brasil, retornando a vaga para a Pré-Libertadores a que este faria jus para ser repassada ao Clube mais bem colocado no Brasileirão Série A, excluídos os Clubes já classificados”, diz o regulamento.
As vagas via Brasileirão a partir de 2026
- O Campeão acessará a Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;
- O 2º classificado acessará a Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;
- O 3º classificado acessará a Libertadores de 2027 na sua fase de grupos;
- O 4º classificado acessará a Libertadores de 2027 na sua fase de grupos; e
- O 5º classificado acessará a Libertadores de 2027 na sua fase preliminar.
O início do Brasileirão
A primeira rodada do Brasileirão 2026 será disputada nos dias 28 e 29 de janeiro. O atual campeão Flamengo estreará fora de casa contra o São Paulo. Vice na edição de 2025, o Palmeiras também começa como visitante e enfrenta o Atlético-MG.
O campeonato terá uma pausa após a 18ª rodada, programada para 31 de maio, devido à realização da Copa do Mundo. As partidas serão retomadas em 22 de julho, com a 19ª rodada, marcando o início do segundo turno.
Entre os confrontos de maior destaque do primeiro turno estão Botafogo x Flamengo (6ª rodada, 15 de março), Fluminense x Flamengo (11ª rodada, 12 de abril), Corinthians x Palmeiras (11ª rodada, 12 de abril) e Flamengo x Palmeiras (17ª rodada, 24 de maio).
A 38ª e última rodada está agendada para o dia 2 de dezembro, quando serão definidos o campeão brasileiro, os classificados para a Libertadores e os rebaixados para a Série B. Nesta rodada final, o Flamengo enfrentará a Chapecoense, enquanto o Palmeiras jogará contra o Coritiba.
Leia mais: Após áudios vazados sobre esquema, diretores do São Paulo se licenciam dos cargos
