Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaParaibano, corintiano e filho de políticos: conheça o cotado...

Paraibano, corintiano e filho de políticos: conheça o cotado para assumir Ministério do Turismo

Ex-secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Gustavo Feliciano deve ser o elo de reaproximação do União Brasil com o governo federal

O anúncio da saída de Celso Sabino (sem partido) do Ministério do Turismo fez os holofotes de Brasília se voltarem para a Paraíba. Isso porque é de lá o nome mais cotado para ocupar a vaga que deve voltar a ser ocupada pelo União Brasil, apesar da tensão da legenda com o Palácio do Planalto.

A saída do governo foi anunciada pelo próprio Sabino, nesta quarta-feira (17/12), ocasião em que ventilou o nome do provável substituto. Trata-se do paraibano Gustavo Feliciano, filho do deputado Damião Feliciano (União Brasil) e da ex-governadora da Paraíba Lígia Feliciano (PT).

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Em 2018, Gustavo foi anunciado pelo então governador da Paraíba, João Azevedo, para chefiar a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Nas redes sociais, a atuação de Gustavo é tímida. As postagens mais recentes datam de 2021, quando costumava postar ações da secretaria que comandava no governo paraibano e fazer publicações de cunho pessoal, como a ida ao jogo do Corinthians que consagrou o clube paulista como campeão mundial, em 2012, no Japão.

Demissão de Sabino

A demissão de Sabino ocorre em meio a uma possível reaproximação do União Brasil com o governo federal. Segundo noticiou a Agência Brasil, a decisão foi tomada na última terça-feira (16/12), durante reunião entre da legenda com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).

Sabino foi expulso do partido depois que decidiu permanecer no Ministério do Turismo, a contragosto do União Brasil. Na época, o gesto expôs o rompimento da legenda com o governo Lula.

“Eu imagino que o partido deva ter as suas razões para ter tomado essa decisão de se afastar do governo e deve ter suas razões também para, agora, buscar se aproximar do governo”, disse em entrevista coletiva.

Com a saída do governo, Sabino volta para a Câmara, onde assume o mandato de deputado federal pelo Pará. Em 2026, o parlamentar deve disputar vaga no Senado.

Leia mais: CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria, medida que pode reduzir pena de Bolsonaro

Tensão com governo

Em setembro, o União Brasil deu 24 horas para Sabino deixar o governo, em meio à tensão do presidente do partido, Antonio Rueda, com o Planalto. Naquela ocasião, uma reportagem publicada pelo UOL e ICL Notícias associava o cacique a uma empresa de táxi aéreo que prestava serviço para pessoas investigadas por lavagem de dinheiro e envolvimento com o crime organizado.

Como a investigação está sob a tutela da Polícia Federal, a direção do partido responsabilizou o governo pelo vazamento da investigação. Apesar da ordem para deixar o ministério, Sabino contrariou o União Brasil e permaneceu no governo.

COPA 2026

A TMC é a emissora oficial da Copa do Mundo FIFA 2026. Cobertura completa, com equipe in loco e transmissão de todos os jogos do Brasil. Serão mais de 60 jogos transmitidos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso e pede aprovação rápida

Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso e pede aprovação rápida

Congresso retomou os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (2/2)
Homem de óculos na Câmara Municipal de São Paulo

Presidente da Câmara de SP pede licença de 38 dias para tratamento médico

Ricardo Teixeira, de 67 anos, solicitou licença não remunerada a partir desta terça-feira
Alcolumbre exalta autonomia do Congresso e Motta defende poder de destinar emendas

Alcolumbre exalta autonomia do Congresso e Motta defende poder de destinar emendas

Em tom de crítica ao governo, presidente do Senado afirmou que "paz não significa omissão"
Lula destaca fim da escala 6×1 e regulação de trabalho por aplicativos em mensagem ao Congresso

Lula destaca fim da escala 6×1 e regulação de trabalho por aplicativos em mensagem ao Congresso

Presidente também reiterou confiança no Legislativo quanto à tramitação do acordo entre Mercosul e União Europeia