Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilJustiça Federal dá 5 dias para Aneel se manifestar...

Justiça Federal dá 5 dias para Aneel se manifestar sobre apagão em SP

Decisão atende pedido da prefeitura após eventos climáticos que deixaram milhões sem energia

A Justiça Federal determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se pronuncie sobre as providências administrativas adotadas após o evento climático ocorrido em São Paulo.

A decisão foi emitida nesta sexta-feira (19/12) e estabelece prazo de cinco dias para que o órgão regulador apresente informações sobre as medidas tomadas e seus impactos no processo que avalia a possível caducidade da concessão da Enel.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O juízo da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo acolheu os argumentos apresentados pela prefeitura paulistana horas após a administração municipal protocolar a ação.

No documento, a Procuradoria Geral do Município (PGM) destacou que novos eventos climáticos extremos expuseram fragilidades no atendimento da concessionária, com milhões de unidades consumidoras afetadas.

A administração municipal argumenta que a demora no restabelecimento do serviço após as ocorrências recentes reforça a necessidade de uma decisão rápida sobre a capacidade da Enel de continuar à frente da concessão na capital e região metropolitana.

Esta é a terceira medida judicial movida pela Prefeitura contra a concessionária. A primeira ocorreu em novembro de 2023, quando a Justiça determinou que a empresa apresentasse um Plano de Contingência para o período de chuvas e ventos fortes, considerando a grande quantidade de árvores na cidade.

Em dezembro deste ano, o município notificou a Enel solicitando esclarecimentos sobre a paralisação de parte significativa de sua frota de veículos. Segundo a administração municipal, esses veículos deveriam estar mobilizados com equipes e equipamentos para reparos na rede elétrica e remoção de galhos durante o evento climático registrado este mês.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou esta semana que solicitará à Aneel o início do processo de caducidade do contrato da Enel na capital e Região Metropolitana.

O anúncio aconteceu após reunião no Palácio dos Bandeirantes com o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas, onde foram apresentados novos dados sobre falhas na prestação do serviço.

Luciana Nardi, procuradora-geral do município, declarou que “a atuação da PGM/SP tem sido decisiva para garantir a legalidade, a transparência e a defesa do interesse público”.

Ainda não há informações sobre qual será o conteúdo da manifestação da Aneel nem sobre as próximas etapas do processo que investiga a possível caducidade da concessão da Enel.

Leia mais: Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado mais uma vez

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial