Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilJustiça Federal dá 5 dias para Aneel se manifestar...

Justiça Federal dá 5 dias para Aneel se manifestar sobre apagão em SP

Decisão atende pedido da prefeitura após eventos climáticos que deixaram milhões sem energia

A Justiça Federal determinou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se pronuncie sobre as providências administrativas adotadas após o evento climático ocorrido em São Paulo.

A decisão foi emitida nesta sexta-feira (19/12) e estabelece prazo de cinco dias para que o órgão regulador apresente informações sobre as medidas tomadas e seus impactos no processo que avalia a possível caducidade da concessão da Enel.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O juízo da 12ª Vara Cível Federal de São Paulo acolheu os argumentos apresentados pela prefeitura paulistana horas após a administração municipal protocolar a ação.

No documento, a Procuradoria Geral do Município (PGM) destacou que novos eventos climáticos extremos expuseram fragilidades no atendimento da concessionária, com milhões de unidades consumidoras afetadas.

A administração municipal argumenta que a demora no restabelecimento do serviço após as ocorrências recentes reforça a necessidade de uma decisão rápida sobre a capacidade da Enel de continuar à frente da concessão na capital e região metropolitana.

Esta é a terceira medida judicial movida pela Prefeitura contra a concessionária. A primeira ocorreu em novembro de 2023, quando a Justiça determinou que a empresa apresentasse um Plano de Contingência para o período de chuvas e ventos fortes, considerando a grande quantidade de árvores na cidade.

Em dezembro deste ano, o município notificou a Enel solicitando esclarecimentos sobre a paralisação de parte significativa de sua frota de veículos. Segundo a administração municipal, esses veículos deveriam estar mobilizados com equipes e equipamentos para reparos na rede elétrica e remoção de galhos durante o evento climático registrado este mês.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou esta semana que solicitará à Aneel o início do processo de caducidade do contrato da Enel na capital e Região Metropolitana.

O anúncio aconteceu após reunião no Palácio dos Bandeirantes com o prefeito Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas, onde foram apresentados novos dados sobre falhas na prestação do serviço.

Luciana Nardi, procuradora-geral do município, declarou que “a atuação da PGM/SP tem sido decisiva para garantir a legalidade, a transparência e a defesa do interesse público”.

Ainda não há informações sobre qual será o conteúdo da manifestação da Aneel nem sobre as próximas etapas do processo que investiga a possível caducidade da concessão da Enel.

Leia mais: Foguete tem problema técnico e lançamento em Alcântara é adiado mais uma vez

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Reprodução/Youtube/Força Aérea Brasileira

FAB realiza primeiro lançamento de bombas com caça Gripen em testes em Natal

Major-aviador Thiago Camargo foi o pioneiro nos ensaios da Operação Thor, que avaliou funcionalidades da aeronave sueca durante duas semanas na Base Aérea potiguar
Agostina Páez

Justiça do Rio revoga prisão preventiva de argentina acusada de injúria racial

Advogada e influenciadora de 29 anos foi detida por algumas horas em Vargem Pequena após suposto episódio em bar de Ipanema, onde teria imitado macacos durante desentendimento
Influenciador mineiro Henrique Maderite morre aos 50 anos

Influenciador mineiro Henrique Maderite morre aos 50 anos

Empresário e digital influencer estava em seu haras na região de Ouro Preto
A professora brasileira Débora Garofalo

“Abracei o lixo como objeto de conhecimento”, diz professora que ganhou “Nobel da Educação”

Débora Garofalo fala sobre o projeto de robótica com sucata que a levou ao reconhecimento global