Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioInfraestrutura por Agência iNFRALula sanciona lei que cria Licenciamento Ambiental Especial

Lula sanciona lei que cria Licenciamento Ambiental Especial

Nova legislação estabelece prazo máximo de 12 meses para análise de projetos estratégicos em setores como energia e infraestrutura rodoviária

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou integralmente a Lei 15.300, que cria o Licenciamento Ambiental Especial (LAE) para projetos considerados estratégicos no Brasil. A norma foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23/12).

O novo modelo de licenciamento estabelece um prazo máximo de 12 meses para a análise e conclusão dos procedimentos ambientais, contabilizados a partir do momento da entrega do estudo ambiental aos órgãos competentes.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A legislação originou-se da Medida Provisória (MP) 1.308 e busca complementar aspectos que haviam sido vetados pelo próprio presidente na Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190). O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no início de dezembro, recebendo aval tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal.

A Câmara de Atividades e Empreendimentos Estratégicos, criada especificamente para esta finalidade, ficará responsável por definir quais projetos poderão utilizar o Licenciamento Ambiental Especial. As propostas elaboradas por este órgão serão enviadas ao presidente da República, que oficializará por decreto os empreendimentos contemplados.

Entre os setores beneficiados pelo novo modelo está o energético. A construção de usinas hidrelétricas e reservatórios poderá utilizar o LAE, conforme previsto na reforma do setor elétrico estabelecida pela Lei 15.269, derivada da MP 1.304, “em razão de seu caráter estratégico para a segurança hídrica e energética”.

O Licenciamento Ambiental Especial também poderá ser aplicado em trabalhos de dragagem de manutenção em hidrovias e em obras de pavimentação rodoviária no país.

Leia mais: Ministério de Minas e Energia critica aumento de tarifas de gás canalizado em estados brasileiros

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Aneel adia decisão sobre reajuste tarifário no Amapá e transferência da Emae

Aneel adia decisão sobre reajuste tarifário no Amapá e transferência da Emae

Diretor pediu vista dos processos durante reunião extraordinária em Brasília
Aneel adia análise sobre processo de caducidade da Enel SP

Aneel adia análise sobre processo de caducidade da Enel SP

Agência não incluirá processo na reunião desta quinta-feira (18/12) por aguardar conclusão de diagnóstico técnico sobre interrupções no fornecimento de energia na capital paulista
Imagem aproximada de um trilho de trem

ANTT quer aprovar dois projetos de ferrovia e antiga ViaBahia antes do fim do ano

Projetos que conectarão Rio-ES e Pará-Mato Grosso seguirão para análise do TCU ainda este ano, com leilões previstos para 2026
Carro da Enel faz atendimento em poste em rua de São Paulo

Preocupação com novos eventos extremos em SP motivou governo a pedir fim da concessão da Enel

Ministério de Minas e Energia tomou decisão após encontro com autoridades paulistas; agência reguladora deve analisar pedido em reunião extraordinária