Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaDaniela Lima: "Lula quer rachar Centrão para evitar 3ª...

Daniela Lima: “Lula quer rachar Centrão para evitar 3ª via nas eleições”

Presidente busca acordos com partidos de centro-direita para garantir polarização entre PT e família Bolsonaro nas próximas eleições presidenciais

O presidente Lula está conduzindo articulações políticas para evitar o surgimento de candidatos de terceira via no espectro da direita e centro-direita nas eleições presidenciais de 2026, diz a colunista Daniela Lima, da TMC.

“O Lula está numa articulação pesada. Essa recomposição com o presidente da Câmara é só um pedacinho dela para rachar os partidos do Centrão, da Centro-Direita e impedir que haja um candidato de terceira via neste campo, da direita-centro-direita. Para replicar o quê? Um duelo ‘Lula versus um Bolsonaro’. Neste caso, neste momento até aqui, é o Flávio Bolsonaro”, explica a jornalista.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Para tanto, Lula está fazendo uma recomposição ao se reaproximar do presidente da Câmara, Hugo Mota, do Republicanos.

“Republicanos é o partido dele, ele é da Paraíba. Está falando também muito fortemente com o União Brasil. E, neste papo, entra também o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente do partido Antônio Rueda. Com o PP, o Lula deu uma piscadinha, está mandando mensagens, mandando sinais, fazendo sondagens e tem um trabalho muito forte, principalmente sobre Gilberto Kassab, o dono do PSD.”

“Estão no arco dessas legendas, nomes como os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, Ratinho Júnior, do Paraná, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Por que o Lula está mirando essas legendas? Ele quer que essas legendas sejam aliadas do PT em 2026? Não, ele só quer um compromisso de que elas não vão lançar candidato próprio. Fazendo isso, a polarização fica dada de saída.”

Na avaliação da colunista, o maior prejudicado desta estratégia de Lula é Ronaldo Caiado, governador de Goiás, do União Brasil.

“O Lula, em 2026, já começou. Ele está tentando travar as articulações. O principal afetado neste momento é Caiado, que já estava estruturando inclusive um time (para as eleições). Para poder botar essa candidatura em 2026 na rua, talvez ele tenha de procurar um outro partido.”

Leia mais: Bolsonaro é transferido para hospital em Brasília; cirurgia está marcada para o dia de Natal

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais