Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilJustiça exige manutenção de 80% do efetivo dos Correios...

Justiça exige manutenção de 80% do efetivo dos Correios em greve nacional

Presidente do TST determinou percentual mínimo de trabalhadores em atividade devido à natureza essencial do serviço postal

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, determinou que 80% do efetivo dos Correios deve permanecer em atividade durante a greve nacional da categoria.

A decisão liminar foi emitida nessa quinta-feira (25/12), estabelecendo multa diária de R$ 100 mil caso a ordem seja descumprida.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

A paralisação dos trabalhadores dos Correios começou em 16 de dezembro e ganhou força na noite do dia 23, após a maioria dos sindicatos rejeitar a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026 negociada durante mediação conduzida pela vice-presidência do TST.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) ajuizou um dissídio coletivo de greve, levando à decisão judicial. O presidente do TST considerou a natureza essencial do serviço postal brasileiro, prestado em regime de exclusividade, e os possíveis impactos negativos para a população durante o período festivo.

“Nesses termos, determina-se a manutenção da atividade de 80% do efetivo dos Correios, apurado por agência, ficando excluídas deste cômputo as agências unipessoais, sob pena de multa diária de R$ 100 mil”, afirmou o ministro na decisão.

A determinação tem abrangência nacional e se aplica a todas as agências dos Correios em operação no Brasil, exceto unidades com apenas um funcionário. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) e a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) têm 24 horas para apresentar defesa.

O TST agendou uma audiência de conciliação para o próximo domingo (29/12), às 14h. Se não houver acordo, uma sessão extraordinária da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) ocorrerá na segunda-feira (30/12), às 13h30, quando o mérito do dissídio será julgado.

A decisão também exige que a ECT apresente informações detalhadas sobre o efetivo por agência, incluindo indicação de unidades unipessoais e afastamentos.

Esses dados serão utilizados exclusivamente para fiscalizar o cumprimento da medida, com proteção conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. O Ministério Público do Trabalho também foi intimado no processo.

Leia mais: Rio ferve: quase mil atendimentos médicos em 48h escancaram impacto do calor extremo na capital

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.