Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaBolsonaro deve começar fisioterapia nesta sexta-feira, após cirurgia no...

Bolsonaro deve começar fisioterapia nesta sexta-feira, após cirurgia no Natal

Ex-presidente foi operado na quinta-feira em hospital de Brasília e deve permanecer internado por até sete dias durante recuperação

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve começar sessões de fisioterapia nesta sexta-feira (26/12) como parte de seu tratamento pós-operatório no hospital DF Star, em Brasília.

A medida integra o protocolo de recuperação após a cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral realizada na quinta-feira (25/12).

A intervenção cirúrgica ocorreu na quinta e durou aproximadamente quatro horas, tendo início às 9h30. Segundo a equipe médica, o procedimento transcorreu dentro do previsto e sem intercorrências, corrigindo uma hérnia mais avançada no lado direito e outra em estágio inicial no lado esquerdo.

Os médicos optaram pela correção precoce do lado esquerdo para evitar que a condição evoluísse para um quadro semelhante ao do lado direito. A cirurgia foi conduzida pela equipe liderada pelo médico Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica do hospital.

De acordo com o boletim médico divulgado na tarde de quinta, além da fisioterapia, o tratamento pós-operatório inclui analgesia para controle da dor e medidas preventivas contra trombose venosa. A previsão é que o ex-presidente permaneça internado entre cinco e sete dias.

Novo procedimento

Existe a possibilidade de Bolsonaro passar por um novo procedimento médico na próxima segunda-feira (29/12). A equipe médica avalia a realização de um bloqueio anestésico do nervo frênico para tratar as crises de soluços que afetam o ex-presidente. Caso este procedimento adicional seja realizado, o tempo de internação poderá ser estendido.

Os médicos consideram prematuro avaliar se Bolsonaro poderá seguir para a Superintendência da Polícia Federal após receber alta hospitalar, pois isso dependerá da evolução clínica nos próximos dias.

Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, informou que ele e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) estão se revezando para monitorar o pai durante o pós-operatório, devido a episódios de apneia do sono.

Segundo Carlos, foram registrados mais de 90 casos por hora. “Essa disfunção, se não acompanhada de perto, pode agravar significativamente o quadro clínico e levar a situações ainda mais graves do que as já enfrentadas”, disse.

Leia mais: Cirurgia de Bolsonaro ocorreu como previsto, afirmam médicos do ex-presidente

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais