Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGleisi rebate The Economist após revista sugerir que Lula...

Gleisi rebate The Economist após revista sugerir que Lula não concorra em 2026

Nas redes sociais, Gleisi descreveu Lula como um "líder cheio de vitalidade", ao contrário do que sugeriu a revista britânica sobre a idade do petista, com 80 anos

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), rebateu, nesta quarta-feira (31/12), um editorial da revista britânica The Economist que recomenda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não concorra à reeleição em 2026. 

Na última terça-feira (30/12), o periódico publicou um texto em que aponta a idade de Lula, que completou 80 anos em outubro, como fator determinante para que ele não busque um quarto mandato presidencial.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Nas redes sociais, Gleisi descreveu Lula como um “líder cheio de vitalidade”. A ministra questionou as motivações da publicação estrangeira ao sugerir que o petista se afaste da disputa eleitoral. Para a ministra, a revista representa interesses que não se alinham com o projeto de desenvolvimento nacional em curso.

“O verdadeiro risco que a reeleição do presidente Lula representa para a The Economist nunca foi a idade de um líder cheio de vitalidade e que cuida muito bem da saúde. O que eles temem é a continuação de um governo que retomou o crescimento do Brasil e não tem medo de enfrentar a injustiça tributária e social”, escreveu a ministra.

Crítica a Lula e defesa a Tarcísio

No editorial, a The Economist sugere que Lula “poliria seu legado” se desistisse da corrida ao Planalto, o que permitiria uma “disputa adequada em busca de um novo campeão da centro-esquerda”.

A publicação britânica menciona o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como potencial candidato da direita para 2026. Sobre essa indicação, Gleisi rebateu: “Não é para o ‘bem do Brasil’ que preferem Tarcísio; é por seus interesses, que não são os do país nem do povo brasileiro”.

Candidatura de Flávio

A revista também comentou sobre a pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), classificando-o como “impopular” e “ineficaz”. A candidatura de Flávio foi anunciada em carta escrita pelo pai no início deste mês.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Morre Renato Rabelo

Renato Rabelo, presidente do PCdoB entre 2001 e 2015, morre aos 83 anos de câncer

Político baiano dedicou mais de seis décadas à militância comunista e morreu após agravamento de um câncer
Moraes rejeita recursos de militares condenados por tentativa de golpe de Estado

Moraes rejeita recursos de militares condenados por tentativa de golpe de Estado

Ministro do STF votou para manter penas de sete réus do chamado "núcleo 3" da trama golpista de 2022
PT veta roupas com ’13’ e posts com #Lula2026 em cartilha para desfile no Rio

PT veta roupas com ’13’ e posts com #Lula2026 em cartilha para desfile no Rio

Lula será homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Niterói neste domingo (15/02), na Sapucaí
Lula e Janja com João Campos e Tabata Amaral no Galo da Madrugada, no Recife

Lula se torna primeiro presidente em exercício a participar do Galo da Madrugada, no Recife

Petista permaneceu por 2 horas no tradicional bloco pernambucano ao lado da governadora Raquel Lyra e do prefeito João Campos